terça-feira, 13 de outubro de 2026
SETEMBRO AMARELO

Goiás registrou 711 suicídios em 2023, acima da média nacional

Dados da Secretaria de Saúde mostram que isolamento na zona rural, falta de acesso à tratamento e reincidência marcam os casos no Estado

Gabriel Diaspor em
Participantes de caminhada do Setembro Amarelo carregam cartazes com mensagens de conscientização sobre a prevenção do suicídio. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Participantes de caminhada do Setembro Amarelo carregam cartazes com mensagens de conscientização sobre a prevenção do suicídio. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O suicídio foi responsável pela morte de 711 pessoas em Goiás em 2023, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO). O número representa uma taxa de 9,8 mortes a cada 100 mil habitantes, acima da média nacional, que ficou próxima de 7,5 no mesmo ano. Entre 2014 e 2023, o Estado registrou 5.618 mortes por suicídio, com o número anual quase dobrando no período. Em 2014, foram 454 óbitos. Em 2023, o total chegou a 711, alta de 56,6%.

O Ministério da Saúde contabilizou 17.002 mortes por suicídio em 2023, o equivalente a 46 pessoas por dia no Brasil. Em Goiás, a maioria das vítimas é do sexo masculino. Os homens responderam por 77,8% das mortes registradas entre 2014 e 2023, número 3,5 vezes maior que o de mulheres no mesmo período. A maior parte dos casos ocorreu entre adultos de 20 a 59 anos.

A diferença nos métodos 

Para a neuropsicóloga Fabiane Fagundes, especializada no atendimento de crianças, adolescentes e mulheres, o número de mortes entre homens está diretamente relacionado aos métodos utilizados nas tentativas de suicídio. “Em relação ao Brasil, um dado do Ministério da Saúde é que se registra maior número de tentativas de suicídio entre as mulheres, porém o índice de mortes efetivas é maior entre os homens.” 

Em 2023, 78% das mortes por suicídio ocorreram entre homens. “As mulheres tentam mais, mas costumam recorrer a métodos como a ingestão de medicamentos, que possibilitam socorro mais rápido. Os homens, por sua vez, geralmente usam métodos mais violentos, o que dificulta a possibilidade de resgate”, explica a neuropsicóloga.

Isolamento social aumenta risco

Segundo Fabiane, a maioria dos casos em Goiás ocorre na zona rural, em razão do isolamento social, que dificulta o acesso à saúde pública. “O boletim da Secretaria Estadual de Saúde de 2023 mostra que as principais causas que levam ao suicídio são o isolamento social, a ruralidade e o pouquíssimo acesso à saúde mental pelo SUS.”

Para a neuropsicóloga, um dado que chama atenção é que “muitos dos suicídios acontecem em zona rural”. “Isso ocorre por conta do isolamento: a pessoa tem menos gente observando e mais tempo para planejar e executar. Há também maior acesso a meios letais mais rápidos, como arma branca ou revólver”, observa.

Reincidência preocupa especialistas

Fabiane destaca que, assim como no restante do País, a maioria das tentativas de suicídio em Goiás também é feminina. Segundo a neuropsicóloga, quem já tentou uma vez tem grande chance de tentar novamente, o que reforça a importância do acompanhamento psicológico contínuo.

“Em 2022, os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás mostraram que 71% das tentativas de suicídio estavam entre as mulheres. Nacionalmente, os homens tentam mais, mas em Goiás o índice é mais alto entre as mulheres”, descreve a profissional. 

Continua Fabiane: “Adolescentes de 10 a 19 anos representaram 33% dos casos, enquanto adultos de 19 a 59 anos representaram 61%. 44% dos suicídios cometidos em 2022 eram reincidentes, ou seja, quase metade das pessoas que tentaram uma vez repetiram a tentativa e chegaram ao óbito”.

Neuropsicóloga alerta para sinais que exigem atenção

A neuropsicóloga aponta comportamentos que devem ser observados por familiares e amigos para oferecer suporte adequado. “Irritabilidade ou agressividade de uma pessoa que antes não tinha esse comportamento e afastamento repentino da família, dos amigos ou de atividades em que a pessoa antes tinha prazer. Esse tipo de comportamento precisa ser ouvido.” 

De acordo com Fabiane, pessoas que falam com frequência que estão cansadas, que querem dormir e não acordar mais, também exigem alerta, mesmo sem verbalizar diretamente o desejo de morrer. “Diante disso, é preciso oferecer acolhimento sem julgamento. A pessoa se sentindo confortável para falar sobre o que sente traz clareza sobre seu estado mental. E a partir dessa clareza é possível buscar ajuda com psiquiatra e psicólogo, uma ajuda multidisciplinar para que volte a ter clareza mental e domínio das próprias emoções”, ressalta.

Debate não pode se restringir a setembro

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. Em 2021, a causa foi a terceira principal razão de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção do suicídio. Para Fabiane, conversar sobre o tema tem grande importância social, mas o debate precisa ser ampliado para outros espaços e outros momentos do ano.

“O Setembro Amarelo funciona como uma janela para intensificar essa discussão, já que quanto mais se fala, mais o tema se populariza e diminuem os estigmas em relação ao adoecimento mental. Isso ajuda as pessoas a compreenderem melhor o contexto e a entenderem que o que sentem é legítimo e que existe tratamento disponível”, destaca a neuropsicóloga. 

Para Fabiane, o Setembro Amarelo é uma oportunidade de discutir um assunto historicamente ignorado, “mas esse debate não pode se restringir ao mês”. “Precisa estar presente nas empresas, nas escolas, dentro de casa e na televisão o ano inteiro, para que as pessoas se sintam mais familiarizadas e menos estigmatizadas em relação ao adoecimento mental”, pontua.

Peça ajuda

Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente pelo telefone 188, 24 horas por dia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CVV prevenção ao suicídio saúde mental saúde mental em Goiás setembro amarelo suicídio

Veja também

PM apreende 5 kg de maconha, cocaína e 125 munições durante ocorrência no Recanto das Emas (DF)

apreensão no DF

PM apreende 5 kg de maconha, cocaína e 125 munições durante ocorrência no Recanto das Emas (DF)

Material foi encontrado no quarto de uma mulher denunciada por agressões e ameaças contra duas fam...
Gusttavo Lima negociou projeto de R$ 100 milhões com Vorcaro, diz reportagem

CONFIRA AS MENSAGENS

Gusttavo Lima negociou projeto de R$ 100 milhões com Vorcaro, diz reportagem

Proposta envolvia shows patrocinados pelo Banco Master; assessoria afirma que não houve assinatura ...
Netinho, voz de “Milla” e um dos grandes nomes do axé, morre aos 60 anos

LUTO NA MÚSICA

Netinho, voz de “Milla” e um dos grandes nomes do axé, morre aos 60 anos

Cantor morreu nesta terça-feira (13), em Salvador, após enfrentar câncer do sistema linfático
Dani Calabresa estreia em novela como protagonista na Globo

NOVOS PROJETOS

Dani Calabresa estreia em novela como protagonista na Globo

Atriz viverá uma ex-modelo vítima de golpe financeiro em Elas Que Lutem, próxima produção das s...
Novas regras do SAC exigem atendimento humano e retorno de ligação em cinco minutos

DIREITOS DO CONSUMIDOR

Novas regras do SAC exigem atendimento humano e retorno de ligação em cinco minutos

Norma entra em vigor em 20 dias e alcança setores regulados pelo governo federal e serviços financ...
Polícia indicia três por emboscada que matou quatro pessoas em Formosa

CHACINA

Polícia indicia três por emboscada que matou quatro pessoas em Formosa

Investigação aponta disputas financeiras ligadas à agiotagem; vítimas teriam sido atraídas para...
Carreta tomba e deixa óleo espalhado na GO-020, em Goiânia

Acidente

Carreta tomba e deixa óleo espalhado na GO-020, em Goiânia

Acidente ocorreu nas proximidades do Centro Cultural Oscar Niemeyer e provocou lentidão no trânsit...
Goiânia identifica 29 barbeiros e alerta para prevenção à doença de Chagas

ALERTA NA CAPITAL

Goiânia identifica 29 barbeiros e alerta para prevenção à doença de Chagas

Ocorrências entre janeiro e setembro mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2025; pref...