quinta-feira, 15 de outubro de 2026
CASOS DE RAIVA

Raiva mata 7 cavalos após ataques de morcegos em Santa Helena de Goiás

Depois da confirmação dos casos, Agrodefesa vacinou os outros animais do local e passou a monitorar três trabalhadores que tiveram contato direto com os cavalos

Anna Salgadopor em
Raiva mata 7 cavalos após ataques de morcegos em Santa Helena de Goiás
Depois da confirmação dos casos, Agrodefesa vacinou os outros animais do local e passou a monitorar três trabalhadores que tiveram contato direto com os cavalos Foto: Reprodução

Sete cavalos morreram após serem mordidos por morcegos e contraírem o vírus da raiva em uma propriedade rural de Santa Helena de Goiás, na Região Sudoeste do Estado. A confirmação dos casos levou a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) a colocar três trabalhadores que tiveram contato direto com os animais infectados sob monitoramento da vigilância epidemiológica.

Os primeiros sinais de que os cavalos estavam doentes foram percebidos pelos próprios caseiros da propriedade. Entre os sintomas observados estavam magreza, tontura e extrema dificuldade para se alimentar. O quadro dos animais se agravou até resultar na morte dos sete cavalos.

Após a identificação dos casos, fiscais da Agrodefesa foram acionados para atuar na propriedade. Durante o procedimento, foram extraídas amostras do sistema nervoso central das carcaças dos animais para a realização de análises laboratoriais. O diagnóstico definitivo confirmou a presença do vírus da raiva nos cavalos.

Com a confirmação da doença, a Agrodefesa adotou medidas de contenção na propriedade. Todos os outros animais que permaneciam no local foram vacinados contra a raiva. A ação foi realizada após a identificação dos casos envolvendo os sete cavalos que morreram.

Além das medidas direcionadas aos animais, três trabalhadores que tiveram contato direto com os cavalos infectados passaram a ser acompanhados pela vigilância epidemiológica. Segundo a Agrodefesa, os funcionários estão bem e não apresentam nenhum sintoma decorrente do contato com o vírus.

A ocorrência também levou a Agrodefesa a reforçar a orientação sobre a vacinação preventiva dos animais. A agência informou que a imunização contra a raiva não é obrigatória para bovinos e equinos no Estado de Goiás. Apesar disso, o órgão recomenda que produtores locais realizem a vacinação preventiva do rebanho.

 

LEIA MAIS:

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Ataques morcegos raiva Santa Helena de Goiás

Veja também

Polícia Civil conclui que lustrador encontrado morto em Aparecida de Goiânia morreu por causa de capotamento

CASO JEFFERSON

Polícia Civil conclui que lustrador encontrado morto em Aparecida de Goiânia morreu por causa de capotamento

Causa exata da morte não foi determinada, e o corpo estava em estado avançado de decomposição
Gol suspende voos diretos entre Goiânia e Brasília

AVIAÇÃO

Gol suspende voos diretos entre Goiânia e Brasília

Último voo está previsto para 31 de janeiro. Companhia atribui cortes na malha aérea ao aumento d...
Homem é detido com celulares comprados por R$ 100 em Ceilândia (DF)

receptação

Homem é detido com celulares comprados por R$ 100 em Ceilândia (DF)

Suspeito afirmou que pretendia revender os aparelhos na Feira do Rolo; policiais também apreenderam...
PCDF cumpre mandados para investigar furto de 36 coletes balísticos do Detran-DF

furto

PCDF cumpre mandados para investigar furto de 36 coletes balísticos do Detran-DF

Operação realizou três prisões temporárias e seis buscas em cidades do DF e de Goiás; sete equ...
Goiás tem alerta laranja de risco de tempestades com raios e ventanias

CUIDADO REDOBRADO!

Inmet põe todo Goiás em alerta laranja de perigo para tempestades

Aviso desta quinta-feira (15) inclui Goiânia e todos os municípios do estado; áreas de divisa tam...
Homem morre após ser esfaqueado por vigia durante tentativa de furto em hospital de Goiânia

Crime na capital

Homem morre após ser esfaqueado por vigia durante tentativa de furto em hospital de Goiânia

Três suspeitos teriam invadido o Hospital Samaritano para furtar fiação; um segundo homem foi det...
Plano de saúde negou atendimento? Entenda o que fazer e quando contestar

SAIBA QUAIS SÃO SEUS DIREITOS

Plano de saúde negou atendimento? Entenda o que fazer e quando contestar

Com mais de 181 mil novas ações no primeiro semestre de 2026, saúde suplementar supera SUS em pro...
OpenAI alerta PF sobre ameaças a Lula em conversas no ChatGPT

AMEAÇAS DE MORTE

OpenAI alerta PF sobre ameaças a Lula em conversas no ChatGPT

Documentos revelados pela Folha envolvem ao menos dois usuários; Ministério da Justiça avaliará ...