domingo, 1 de novembro de 2026
PESQUISA ELEITORAL

Celina Leão está com 40% na disputa pelo GDF, aponta Datafolha

Datafolha mostra Celina Leão com 40% das intenções de voto, enquanto José Roberto Arruda aparece com 17% e Leandro Grass com 16%

Micael Mourapor em
Celina Leão
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom Agência Brasil

A governadora Celina Leão (PP) aparece com 40% das intenções de voto na pesquisa Datafolha para o Governo do Distrito Federal. José Roberto Arruda (PSD) registra 17% e Leandro Grass (PT), 16%. Os dois últimos estão dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais.

A pesquisa foi divulgada pela Folha de S.Paulo e realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, com 910 eleitores de 16 anos ou mais em todas as regiões do Distrito Federal. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-06055/2026 e BR-04623/2026.

Na pesquisa anterior, realizada em agosto, Celina tinha 30%, Arruda aparecia com 28% e Grass, com 11%.

Outros candidatos

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Paula Belmonte (PSDB) aparece com 6%.

Ricardo Cappelli (PSB) e Kiko Caputo (Novo) registram 3% cada. Professor Robson (PSTU) tem 2% e Professora Samara Mineiro (UP), 1%.

Rico Pinheiro (PRTB), Elisson (Agir) e Expedito Mendonça (PCO) não chegaram a 1%. Outros 8% disseram votar branco ou nulo, enquanto 3% não souberam responder.

Cenário sem Arruda

O Datafolha também simulou um cenário sem José Roberto Arruda. O TRE-DF decidiu, em 3 de setembro, barrar o registro da candidatura do ex-governador. Arruda recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a situação permanece em análise judicial.

Nesse cenário, Celina aparece com 45% e Leandro Grass com 19%. Paula Belmonte registra 8%, enquanto Kiko Caputo e Ricardo Cappelli têm 3% cada. Professor Robson e Professora Samara Mineiro aparecem com 2%.

Brancos e nulos somam 12% e os indecisos, 5%.

Diferenças por religião

O levantamento também apresentou os resultados de acordo com a religião declarada pelos entrevistados.

Entre os eleitores evangélicos, Celina registra 57%, Arruda 16%, Grass 5% e Paula Belmonte 5%. Entre os católicos, Celina tem 35%, Arruda 21% e Grass 18%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Celina aparece com 30%. Arruda e Grass têm 11% cada. Paula Belmonte registra 2%, enquanto Kiko Caputo e Cappelli aparecem com 1% cada.

O percentual de eleitores que não souberam responder caiu de 49%, em agosto, para 34% nesta rodada.

Rejeição

Na pergunta sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum no primeiro turno, Arruda aparece com 33%. Celina e Grass registram 28% cada.

Em agosto, Arruda tinha 30% de rejeição, enquanto Celina registrava 32% e Grass, 19%.

Cenários de segundo turno

O Datafolha também testou três possíveis confrontos de segundo turno.

No cenário entre Celina e Arruda, os percentuais registrados foram de 51% e 34%, respectivamente. Entre Celina e Grass, os números foram de 56% e 30%.

Já em um eventual segundo turno entre Arruda e Grass, o levantamento registrou 46% para Arruda e 34% para Grass.

Os resultados representam a distribuição das intenções de voto no período em que a pesquisa foi realizada e não constituem previsão do resultado eleitoral.

Avaliação do governo

A pesquisa também mediu a avaliação da administração de Celina Leão.

A parcela dos entrevistados que considera o governo ótimo ou bom passou de 24%, em agosto, para 33%. Já a avaliação ruim ou péssima caiu de 32% para 26%.

A aprovação ao trabalho da governadora passou de 47% para 55%, enquanto a desaprovação recuou de 44% para 37%.

Pesquisa

O Datafolha entrevistou 910 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões do Distrito Federal, entre 8 e 11 de setembro.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada no TSE sob os números DF-06055/2026 e BR-04623/2026.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Celina Leão Datafolha GDF

Veja também

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

Congresso Nacional

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

A votação foi marcada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Redes Sociais

Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Empresa tem 24 horas para retirar 14 publicações e deverá alertar usuários sobre discriminação...
Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Próximo pleito à vista

Articulações começam a movimentar disputa da Prefeitura de Goiânia em 2028 

Com fim do pleito de 2026, partidos e personagens políticos da Capital já visam projetos que miram...
Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado

Alcolumbre marca votação da PEC da Segurança e reabre debate sobre maioridade penal

Senado vota PEC da Segurança na terça e pode discutir punição a menores de idade
Caiado

Risco de debandada

Caiado pode levar para o PSD a força política que construiu no União Brasil

Saída do ex-governador abre disputa por prefeitos e lideranças municipais; enquanto PSD tenta ampl...
Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

CRISE NO BANCO

Reeleição de Lula dificulta negociação do DF para salvar o BRB

Governo de Celina Leão mantém estratégia para obter garantia da União em empréstimo bilionário...
Palácio do Itamaraty

Relações exteriores

Itamaraty convoca diplomata argentina para cobrar explicações sobre fuga de Flávio Bolsonaro

Governo brasileiro quer esclarecimentos sobre possível participação da Argentina na saída do sen...
Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Carta Aberta

Indígenas cobram de Lula demarcação de todas as terras até 2030

Em carta ao presidente, organizações pedem avanço na regularização de 73 territórios e cobram ...