quarta-feira, 23 de setembro de 2026
POLÍTICA

Paula Belmonte propõe nova matriz econômica para o DF com tecnologia e apoio a pequenos negócios

Candidata ao GDF propõe transformar a capital em hub tecnológico, reduzir a burocracia e ampliar o apoio ao empreendedorismo; nesta quarta, participa de encontros com servidores, auditores e moradores do Varjão

Jéssica Nascimentopor em
Paula Belmonte propõe nova matriz econômica para o DF com tecnologia e apoio a pequenos negócios
candidata ao Governo do Distrito Federal, Paula Belmonte, durante gravação do Podcast Mulher ao Quadrado, apresentado por Caroline Chiode Dal Coi, empresária, empreendedora e presidente do CMEC (Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora). Fotos: Luís Tajes/Comunicação Paula Belmonte

A candidata ao Governo do Distrito Federal e deputada distrital Paula Belmonte (PSDB) defendeu, em entrevista à TV Voz de Brasília nesta quarta-feira (23), uma mudança na matriz econômica do Distrito Federal, com maior participação dos setores de tecnologia, empreendedorismo e inovação. Entre as propostas apresentadas está a atração de empresas e data centers para a capital, além de medidas para facilitar a abertura e o funcionamento de pequenos negócios.

“Brasília pode se tornar uma grande cidade da tecnologia, trazendo para cá os data centers. Temos algumas questões de legislação para resolver, especialmente na área de energia, mas já tive a oportunidade de conversar com grandes proprietários de data centers, tanto da nossa região quanto com empresas que detêm essa tecnologia fora do país”, afirmou.

Segundo Paula, a atração de empresas de tecnologia deve estar associada à qualificação da mão de obra local. A candidata defendeu a formação de jovens para ocupar os postos de trabalho que podem ser criados com a expansão do setor.

“Isso pode formar um novo hub em Brasília, criando oportunidades para que os jovens tenham acesso à tecnologia, ao trabalho e para que a gente consiga reter esse conhecimento e esses profissionais dentro do Distrito Federal”, disse.

Desburocratização e apoio aos negócios

Paula também apresentou propostas voltadas aos empreendedores que já atuam nas regiões administrativas. Entre as medidas citadas estão a redução da burocracia, a aceleração da concessão de alvarás, o acesso a crédito e melhorias na infraestrutura das áreas comerciais.

A candidata também defendeu o fortalecimento do Banco de Brasília (BRB) como instrumento de fomento aos pequenos e médios negócios. Para ela, o governo deve atuar para facilitar a atividade empresarial e criar um ambiente mais favorável à geração de empregos.

“O nosso governo vai trabalhar com desburocratização. O poder público precisa criar condições para que os negócios prosperem, e não dificultar a vida de quem quer empreender”, afirmou.

Educação e tecnologia

A candidata relacionou a mudança da matriz econômica à educação. Paula voltou a defender a ampliação das escolas em tempo integral e uma formação que inclua empreendedorismo, educação financeira, idiomas e tecnologia.

A proposta é aproximar a formação dos estudantes das demandas do mercado de trabalho, especialmente diante da expansão das atividades ligadas à tecnologia.

“Quando temos adolescentes sendo capacitados para entrar no mercado de trabalho, temos uma sociedade melhor”, afirmou.

Paula também defendeu a digitalização dos serviços públicos e a integração dos sistemas do governo. Na saúde, citou a criação de um prontuário integrado como exemplo de ferramenta que poderia permitir o compartilhamento de informações e exames entre diferentes unidades da rede pública.

Terceiro setor

Outro ponto apresentado pela candidata foi a participação das organizações da sociedade civil na execução de políticas públicas. Paula afirmou que pretende ampliar a parceria do GDF com entidades do terceiro setor, principalmente em áreas como infância, juventude, assistência social e atendimento à população idosa.

“O terceiro setor vai ser meu braço direito para que a gente possa chegar com políticas públicas”, declarou.

Segundo a candidata, as organizações também poderiam receber apoio técnico para aprimorar processos de prestação de contas, transparência e segurança jurídica. Ela citou ainda a possibilidade de utilização dessas entidades em atividades de contraturno escolar enquanto novas unidades de ensino em tempo integral forem implantadas.

Agenda de campanha

Além da entrevista à TV Voz de Brasília, Paula Belmonte cumpre uma série de compromissos nesta quarta-feira. Às 11h30, participa do podcast Mulher ao Quadrado, com Caroline Chiode Dal Coi, no Salão Alvorada, no Setor de Clubes Sul.

Ao meio-dia e meia, a candidata se reúne com a Comissão de Servidores do GDF em Prol do Teletrabalho, no comitê de campanha, na 511 Norte. Às 14h30, participa de uma reunião para assinatura de carta de compromisso com o Observatório Social de Brasília, também no comitê.

Às 16h, Paula participa de um encontro com candidatos ao Governo do DF promovido pelas carreiras de auditores e procuradores, no Auditório do Unique Palace.

No início da noite, a candidata segue para o Varjão. Às 18h, participa de uma caminhada pela Avenida Principal da região e, às 19h, se reúne com lideranças locais.

Na reta final da campanha, Paula afirmou que pretende ampliar a presença nas ruas e apresentar suas propostas diretamente ao eleitorado.

“Esses próximos dez dias são os dez dias mais importantes da campanha”, afirmou.

Saiba Mais

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
GDF Paula Belmonte

Veja também

Celina Leão reúne sabatina, encontro com empresários e agenda com moradores no DF

POLÍTICA

Celina Leão reúne sabatina, encontro com empresários e agenda com moradores no DF

Governadora e candidata à reeleição participa de sabatina, encontro com setor produtivo e visita ...
Leandro Grass propõe uniformizar gratificação de titulação no DF

DEBATE | GDF

Leandro Grass propõe uniformizar gratificação de titulação no DF

Candidato participou de encontro com carreiras de controle, tributação e procuradoria e apresentou...
Zanin rejeita liminar para obrigar Senado a avançar com CPI do Banco Master

CPI DO MASTER

Zanin rejeita liminar para obrigar Senado a avançar com CPI do Banco Master

Ministro do STF rejeita pedido para obrigar o Senado a instalar CPI do Banco Master. Decisão cita f...
Wilder Morais

Propaganda eleitoral

Wilder aposta em discurso de mudança e promete “fazer mais e melhor” em Goiás

Campanha apresenta propostas para desenvolvimento e emprego, mas especialistas apontam lacunas no di...
Sem decolar nacionalmente, Caiado retorna ao palanque de Daniel em Goiás

Eleições 2026

Sem decolar nacionalmente, Caiado retorna ao palanque de Daniel em Goiás

Candidato do PSD ao Planalto intensifica agendas no Estado ao lado do governador em meio às dificul...
Justiça Eleitoral manda Wilder Morais retirar banners com imagem de Bolsonaro

Eleições 2026

Justiça Eleitoral manda Wilder Morais retirar banners com imagem de Bolsonaro

Wilder Morais terá de recolher banners com foto de Bolsonaro em Goiânia
Wilder Morais

Eleições 2026

Wilder Morais promete ampliar rede de atendimento para reduzir fila da saúde em Goiás

Em carreata em Aparecida de Goiânia, candidato do PL defendeu contratação de hospitais privados e...
Projeção em Nova York mostra Flávio Bolsonaro entregando faixa a Trump

Protesto

Projeção em Nova York mostra Flávio Bolsonaro entregando faixa a Trump

Imagem de Flávio Bolsonaro entregando faixa a Trump é projetada em Nova York