sábado, 10 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2026

e-Título pode ser baixado neste domingo; veja como consultar local de votação pelo app

Justiça Eleitoral mudou regra adotada nos últimos pleitos, mas recomenda instalação antecipada para evitar problemas de acesso neste domingo

Luana Avelarpor em
e-Título pode ser baixado neste domingo; veja como consultar local de votação pelo app
Foto: TRE

Quem deixou o e-Título para a última hora terá uma possibilidade a mais nas Eleições 2026. Diferentemente dos últimos pleitos, o aplicativo poderá ser baixado e ativado inclusive neste domingo (4), dia do primeiro turno. A mudança permite que o eleitor faça o primeiro acesso no próprio dia da votação, embora a Justiça Eleitoral recomende não esperar até a ida às urnas.

Nas eleições de 2020, 2022 e 2024, novos downloads e cadastros eram interrompidos na véspera para diminuir a sobrecarga do sistema. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma ter reforçado a infraestrutura e montado uma estrutura específica de monitoramento para manter o serviço disponível durante os dois turnos.

A orientação, porém, continua sendo baixar o aplicativo com antecedência. Além de reduzir a concentração de acessos, isso permite conferir os dados, concluir a ativação e identificar eventuais problemas antes de sair de casa.

O e-Título reúne informações como zona, seção e endereço do local de votação e funciona como versão digital do título eleitoral. Para utilizá-lo como documento de identificação diante dos mesários, no entanto, é necessário que a fotografia apareça no aplicativo — o que ocorre para quem possui biometria cadastrada e fotografia digital na Justiça Eleitoral. Caso a imagem não esteja disponível, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto.

O título de eleitor, físico ou digital, não é obrigatório para votar. São aceitos documentos oficiais com fotografia, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e carteira profissional reconhecida por lei.

Local de votação pelo celular

Para quem ainda tem dúvida sobre onde votar, o próprio aplicativo permite consultar o endereço da seção. Na tela inicial, a opção “Onde votar” informa local, zona e seção atualizados. A consulta também pode ser feita pelo portal do TSE, mediante preenchimento dos dados pessoais.

A manutenção do download no domingo representa uma mudança importante justamente porque o aplicativo costuma registrar forte aumento de acessos próximo à votação. Em 2024, a procura simultânea provocou instabilidade e dificuldades para usuários que tentavam acessar serviços, inclusive a justificativa eleitoral.

Por isso, embora desta vez seja possível resolver a situação no próprio domingo, a recomendação permanece simples: quem pretende usar o e-Título deve fazer o primeiro acesso, conferir os dados e verificar se a fotografia aparece antes de chegar à seção eleitoral.

LEIA MAIS:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
e-Título Eleições eleições 2026

Veja também

Flávio Bolsonaro elogia Augusto Cury após apoio no segundo turno; “surpresa muito agradável”

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro elogia Augusto Cury após apoio no segundo turno; “surpresa muito agradável”

Flávio Bolsonaro comenta aproximação com Augusto Cury após anúncio de apoio
Flávio Bolsonaro

Segundo turno

Em Goiânia, Flávio Bolsonaro defende mudança na Constituição para “redemocratizar” o país

Candidato do PL abriu segundo turno, na capital, ao lado de Caiado, Daniel e do governador de São P...
PM de folga é preso após adolescente de 15 anos ser baleada em Abadia de Goiás

Crime

PM de folga é preso após adolescente de 15 anos ser baleada em Abadia de Goiás

Jovem foi atingida dentro de um carro na saída de uma confraternização, na Chácara Rancho Dourad...
Novas regras ampliam possibilidades para doação de sangue

saúde

Novas regras ampliam possibilidades para doação de sangue

Portaria reduz prazos após tatuagens e alguns procedimentos de saúde e revê critérios para pesso...
Celina Leão participa de carreata com Michelle Bolsonaro e Bia Kicis na reta final pelo GDF

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão participa de carreata com Michelle Bolsonaro e Bia Kicis na reta final pelo GDF

Na reta final da campanha pelo GDF, Celina Leão participou de uma carreata ao lado de Michelle Bols...
Marconi

ENTORNO DF

Marconi percorre Entorno e apresenta propostas para saúde e transporte

Candidato ao Governo de Goiás cumpriu agenda em cinco cidades e destacou projetos para saúde, tran...
Fábio Souza e Major Araújo

Eleições 2026

Justiça Eleitoral proíbe candidatos do PL de usar imagem de Bolsonaro em campanha

Decisão da 134ª Zona Eleitoral de Goiânia determina retirada de foto do ex-presidente de santinho...
ANTT suspende testes de radar que calcula velocidade entre dois pontos

TRÂNSITO

ANTT suspende testes de radar que calcula velocidade entre dois pontos

Tecnologia não registra apenas a passagem do carro pelo equipamento; sistema calcula quanto tempo o...