sábado, 7 de novembro de 2026
ELEIÇÕES 2026

TSE cobra explicações da Meta sobre diferença na geração de imagens de Lula e Flávio

Ministro Kassio Nunes Marques se reúne com representantes da plataforma após denúncias de tratamento desigual da inteligência artificial durante a campanha eleitoral

Luma Silveirapor em
TSE cobra explicações da Meta sobre diferença na geração de imagens de Lula e Flávio
Foto: Canva

O uso de ferramentas de inteligência artificial na disputa presidencial de 2026 entrou na pauta da Justiça Eleitoral. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, reuniu-se nesta quinta-feira (15) com representantes da Meta para discutir relatos de que a IA da empresa apresenta comportamentos diferentes ao receber solicitações relacionadas aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).

As reclamações foram levadas à Corte pela campanha de Lula. Segundo os relatos, a ferramenta conseguia produzir imagens favoráveis a Flávio Bolsonaro, inclusive associando o candidato ao número 22, mas não apresentava o mesmo resultado quando o pedido envolvia o presidente, identificado pelo número 13. O encontro teve como objetivo tratar das falhas apontadas e das medidas adotadas pela empresa diante do questionamento.

A Meta informou que restringiu a geração de imagens de candidatos em cumprimento às normas eleitorais brasileiras. Em manifestação enviada ao Metrópoles na quarta-feira (14), a companhia afirmou que a decisão busca impedir a produção de representações de concorrentes à eleição. A empresa também declarou ter adotado medidas adicionais para evitar que solicitações com o primeiro nome dos candidatos e seus respectivos números de urna resultem em imagens.

Apesar da explicação, a plataforma não havia esclarecido por que a ferramenta teria permitido a criação de imagens relacionadas a Flávio Bolsonaro enquanto recusava pedidos semelhantes envolvendo Lula. A diferença de comportamento relatada passou a ser o ponto central da controvérsia, que envolve a atuação de sistemas automatizados em um período de intensa disputa política.

A empresa sustentou que as medidas fazem parte do cumprimento das regras eleitorais do Brasil. Em nota, afirmou: “Em cumprimento com as regras eleitorais do Brasil, nós proibimos temporariamente a recomendação de candidatos ou a geração de imagens deles. Tomamos medidas adicionais para que comandos usando apenas o primeiro nome dos candidatos e seu número nas urnas também não produzam imagens”.

O episódio ocorre na reta final do segundo turno e amplia a discussão sobre a responsabilidade das plataformas digitais na aplicação de regras eleitorais. A questão apresentada à Justiça não se limita à possibilidade de criar imagens políticas com inteligência artificial, mas também envolve a uniformidade dos critérios utilizados pelas ferramentas quando os pedidos dizem respeito a diferentes candidaturas.

Após o questionamento formal da Justiça Eleitoral, representantes da Meta apresentaram justificativas técnicas e informaram providências para corrigir o problema. A empresa também afirmou que mantém iniciativas de cooperação com o TSE para combater conteúdos fraudulentos e contribuir para a circulação de informações confiáveis durante o processo eleitoral.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Eleições Kassio Nunes Meta TSE

Veja também

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...
PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Federação

PDT aprova entrada em federação e defende união com PSB

Aliança com Solidariedade, Avante e PRD ainda depende de aval do Diretório Nacional; partido tamb�...
Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

POLÍTICA

Celina cancela viagem aos EUA e convoca secretários para discutir prioridades do DF

Reunião está marcada para segunda-feira (9), no Palácio do Buriti; saúde será um dos principais...