terça-feira, 27 de outubro de 2026
Fuga

Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Decisão de deixar o país teria sido tomada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinar o recolhimento dos passaportes

Thiago Borgespor em
Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump
Foto: Divulgação/Flickr

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria deixado o Brasil com a esposa, Fernanda Bolsonaro, e as duas filhas, com destino aos Estados Unidos, numa operação organizada às pressas por um grupo restrito de aliados brasileiros e norte-americanos. Segundo relatos de pessoas próximas ao político, a viagem ocorreu dois dias depois da derrota eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o objetivo seria evitar possíveis consequências judiciais no Brasil.

A saída do senador foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) a pelo menos dois aliados, segundo informações do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, Flávio deverá chegar ao território norte-americano na tarde desta terça-feira (27) e pretende apresentar um pedido de asilo político ao governo de Donald Trump.

A operação teria sido organizada de última hora, com a participação de um grupo restrito de pessoas, para evitar fugas de informação. O coordenador da campanha, senador Rogério Marinho (PL-RN), chegou a negar que Flávio tivesse fugido.

A decisão de deixar o país teria sido tomada na segunda-feira (26), depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar o recolhimento dos passaportes brasileiro e italiano do senador, que possui cidadania do país europeu.

Nesta terça, a PF cancelou o documento brasileiro de Flávio após o alegado incumprimento da decisão judicial. Segundo as informações divulgadas, as autoridades também emitiram um alerta para monitorizar as fronteiras. Entretanto, o passaporte italiano continuaria válido, o que poderá ter facilitado a saída do país.

Flávio é alvo de investigações relacionadas com suspeitas de lavagem de dinheiro e outros possíveis crimes no âmbito dos casos do Banco Master e dos desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de fevereiro, com o fim do seu mandato de senador pelo Rio de Janeiro, perderá o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Alexandre de Moraes asilo político Donald Trump Estados Unidos Flávio Bolsonaro Lula PF

Veja também

Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Fuga

Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Simón Levy afirmou que fuga do senador foi articulada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rub...
Lula

Quarto mandato

Lula inicia articulações para definir ministros do governo a partir de 2027

Presidente se reúne com líderes do Congresso e avalia nomes de aliados e partidos do Centrão para...
Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

Mudança no Secretariado

Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

A titular da Seduc aceitou o convite do governador eleito, Sérgio Moro (PL), e irá assumir a pasta...
Aliados de Flávio Bolsonaro temem prisão preventiva após descumprimento de ordem do STF

prisão preventiva

Aliados de Flávio Bolsonaro temem prisão preventiva após descumprimento de ordem do STF

Senador não entregou os passaportes no prazo determinado por Alexandre de Moraes e está sem contat...
Caiado

BASTIDORES DA POLÍTICA

Caiado admite possibilidade de disputar o governo de Goiás em 2030

Ex-governador afirma que não pretende se aposentar da vida pública e planeja concentrar atuação ...
Líder do PL desiste de disputar comando da Câmara após resultado das eleições

POLÍTICA

Líder do PL desiste de disputar comando da Câmara após resultado das eleições

Sóstenes Cavalcante desiste de disputar a presidência da Câmara após derrota de Flávio Bolsonar...
Celina Leão promete novos trens, gratuidade no transporte e avanços na saúde no DF

POLÍTICA

Celina Leão promete novos trens, gratuidade no transporte e avanços na saúde no DF

Governadora reeleita detalhou prioridades para os próximos quatro anos, com foco em saúde, transpo...
Sergio Moro escolhe ex-secretária de Goiás para comandar Educação do Paraná

EDUCAÇÃO

Sergio Moro escolhe ex-secretária de Goiás para comandar Educação do Paraná

Fátima Gavioli foi anunciada nesta terça-feira (27) como futura titular da pasta no governo que co...