Palmeiras vence o Vasco e fica perto da final da Copa do Brasil
Gol de Mauricio garantiu a vitória no Nubank Parque, enquanto o confronto ficou marcado por reclamação de pênalti e expulsão na etapa final
O Palmeiras venceu o Vasco por 1 a 0 neste domingo (1º), no Nubank Parque, em São Paulo, pelo primeiro confronto da semifinal da Copa do Brasil 2026. Com gol de Mauricio ainda no primeiro tempo, o time paulista garantiu a vantagem para a partida de volta, marcada para o próximo domingo (8), em São Januário, no Rio de Janeiro.
A equipe comandada por Abel Ferreira teve maior controle da partida durante a etapa inicial e criou as principais oportunidades. Depois do intervalo, o Vasco avançou suas linhas, aumentou a presença no ataque e reclamou de um possível pênalti por toque de mão de Alexander Barboza dentro da área.
Mauricio marca e Palmeiras domina a primeira etapa
O Palmeiras começou a partida pressionando o adversário. Logo nos primeiros minutos, Flaco López tentou um cruzamento que levou perigo ao gol defendido por Léo Jardim. Na sequência, o atacante argentino recebeu um passe de Giay dentro da área, mas não conseguiu concluir a jogada.
Aos 15 minutos, Giay voltou a aparecer no ataque. Após uma defesa parcial de Léo Jardim em um cruzamento, o lateral teve a oportunidade de finalizar, mas mandou a bola para fora.
O gol palmeirense saiu aos 23 minutos. Marlon Freitas encontrou Mauricio com um passe em profundidade. O meio-campista apareceu nas costas da defesa vascaína e finalizou cruzado para abrir o placar.
O Verdão continuou buscando ampliar a vantagem. Aos 40 minutos, Arias aproveitou uma saída equivocada de Léo Jardim e cabeceou em direção ao gol. Paulo Henrique, porém, conseguiu afastar a bola em cima da linha.
O Vasco teve uma das primeiras oportunidades aos 42 minutos, quando Lescano finalizou cruzado, mas não acertou o alvo.
Leia também:
Vasco reclama de pênalti e perde jogador
Na volta do intervalo, o time carioca apresentou uma postura mais ofensiva. Aos quatro minutos, os jogadores do Vasco pediram pênalti após a bola tocar na mão de Alexander Barboza dentro da área, em disputa com Lescano.
O árbitro Anderson Daronco não marcou a penalidade. O VAR também não recomendou a revisão do lance. Após a partida, o comentarista de arbitragem do Grupo Globo PC Oliveira avaliou que a infração deveria ter sido assinalada.
O volante Santiago Sosa comentou a decisão da arbitragem e afirmou que esperava uma intervenção do VAR.
“Eu estava muito longe da jogada, mas me disseram que foi mão. Esperava-se que o VAR chamasse o árbitro para ver a jogada. Porém, não chamaram”, declarou.
Na sequência do segundo tempo, o Vasco conseguiu chegar com mais frequência ao ataque. Aos 27 minutos, um cruzamento rasteiro atravessou a área palmeirense sem que nenhum jogador conseguisse finalizar. Quatro minutos depois, Cuiabano obrigou Carlos Miguel a fazer uma defesa após chute cruzado.
A reação vascaína, entretanto, sofreu um revés aos 32 minutos. O zagueiro Saldivia recebeu o segundo cartão amarelo após cometer falta em Vitor Roque e foi expulso, deixando a equipe carioca com um jogador a menos.
Com superioridade numérica, o Palmeiras voltou a pressionar, mas não conseguiu ampliar o marcador. O placar permaneceu em 1 a 0 até o apito final.
O que Palmeiras e Vasco precisam para avançar?
Com o resultado, o Palmeiras poderá empatar no jogo de volta para garantir uma vaga na final da Copa do Brasil. A equipe paulista também avança em caso de vitória.
Já o Vasco precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para conseguir a classificação direta. Se o time carioca ganhar por apenas um gol, a decisão será definida nas cobranças de pênaltis.
O segundo confronto está marcado para domingo (8), às 17h (horário de Brasília), no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
Após a vitória, o volante Marlon Freitas destacou o volume ofensivo apresentado pelo Palmeiras na primeira etapa e avaliou que a equipe poderia ter construído uma vantagem maior.
“Eu acho que a gente fez um bom primeiro tempo, de muito volume, controlamos bem o jogo. […] Pelo volume que nós criamos, eu acho que dava para sair com resultado com uma vantagem maior”, afirmou.
O jogador também ressaltou a importância do resultado conquistado em casa e mencionou a preparação para os próximos compromissos da equipe.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.