Neosocialista Jorge Kajuru abre a porteira para Lula em Goiás
O senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB), é um personagem que dispensa apresentações, seja para falar mal ou bem, portanto, sempre está na mídia. Ultimamente, ele tem sido mais frequente em redutos marcadamente bolsonaristas e de direita. Não que ele tenha aderido ao conservadorismo, mas vislumbrando que em 2026 vence seu mandato no Senado. Ele […]
O senador por Goiás, Jorge Kajuru (PSB), é um personagem que dispensa apresentações, seja para falar mal ou bem, portanto, sempre está na mídia. Ultimamente, ele tem sido mais frequente em redutos marcadamente bolsonaristas e de direita. Não que ele tenha aderido ao conservadorismo, mas vislumbrando que em 2026 vence seu mandato no Senado. Ele quer segurar seu capital político conquistado como vereador e senador na conquista de novos eleitores. Bom de prosa e de generosas emendas parlamentares, Kajuru ampliou sua área de atuação com foco em cidades estratégicas como Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Palmeiras e quase uma dezena de outras. Mas como os recursos não têm cor ideológica e muito menos partidária, prefeitos como o conservador Paulo do Vale (União), de Rio Verde, Humberto Machado (MDB), Jataí, entre outros, recebem de bom grado os recursos oferecidos pelo senador. No entanto, em política nada é grátis e Kajuru aproveita sua boa relação com os prefeitos dos municípios onde o agronegócio é forte por ser reduto do bolsonarismo e reforça a imagem do presidente Lula. Por tabela, amplia também seu capital político e se fortalece junto ao lulopetismo. A estratégia tem dado bons resultados. Tanto que, em breve, o presidente Lula deve vir a Goiás, provavelmente em Rio Verde, coração do bolsonarismo.
Moradias e policlínica em Jataí
O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), disse ser grato ao senador Jorge Kajuru (PSB) pelas emendas parlamentares. “São duas obras importantes: uma Policlínica de R$ 25 milhões e dezenas de moradias populares”, diz Humberto.
Agro aliado
Na seara política, Humberto Machado diz que nunca teve problemas com o agronegócio e sempre foram parceiros. “Recentemente estive reunido por três horas com representantes do setor e técnicos para asfaltar várias estradas municipais. Os produtores pagaram os projetos e a prefeitura fará a infraestrutura.”
Ronaldo de Alexânia
Uma das lideranças mais respeitadas na política de Alexânia, ex-prefeito e empresário Ronaldo Queiroz (sem partido), articula uma grande força de oposição para vencer a disputa para prefeito em 6 de outubro. “Vesti o pijama e não pretendo disputar mais cargo de prefeito, mas se não tiver um nome de consenso, é possível que eu volte concorrer”, disse à Xadrez.
Lucas, o mestre
Auditor fiscal, professor e secretário executivo da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Lucas Morais é o único goiano convidado a integrar o Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda. Lucas foi indicado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Alceu avança
Política não é uma ciência exata e sim de estratégias. O vereador e presidente da Câmara de Valparaíso, Alceu Gomes (PL), tem exercitado com habilidade sua pré-candidatura a prefeito do município. Sua façanha mais recente foi isolar o também pré-candidato a prefeito, vereador José Antônio, que, recentemente, era da base do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB). Zé Antônio deve ficar só com um partido.
Michel Roriz
“No Cidadania de Goiás é só entusiasmo com a nominata de vereadores e candidatos a prefeitos em vários municípios”, relata um tucano à Xadrez. O novo presidente da legenda, Michel Roriz, tem acompanhado de perto as discussões do PSDB pelo interior e reforçado a federação entre os dois partidos. (Especial para O Hoje)