Vanderlan Cardoso ama fazer campanha política e ‘causar’
Dentre as lideranças políticas goianas, ninguém ama e se iguala ao apetite do senador Vanderlan Cardoso (PSD) por campanhas eleitorais. Desde 2014, quando foi lançado candidato ao Governo de Goiás pelo então pretendente a presidente da República, Eduardo Campo (PSB), de dois em dois anos o senador participa de eleição, ora para governador, senador e […]
Dentre as lideranças políticas goianas, ninguém ama e se iguala ao apetite do senador Vanderlan Cardoso (PSD) por campanhas eleitorais. Desde 2014, quando foi lançado candidato ao Governo de Goiás pelo então pretendente a presidente da República, Eduardo Campo (PSB), de dois em dois anos o senador participa de eleição, ora para governador, senador e prefeito de Goiânia. Sua experiência é tanta que, mesmo em silêncio, provoca ruídos, especulações e ocupa generosos espaços na mídia. Agora, volta a disputar a maratona pela vaga de prefeito da capital em 6 de outubro. Mesmo sem ter grupo político robusto e nominata de vereadores consistente, está na raia ao lado dos competidores, Sandro Mabel (UB) sustentado pela base caiadista, deputado federal Gustavo Gayer (PL), Adriana Accorsi do consócio (PT) e o jornalista Mateus Ribeiro (PSDB). Ainda tem o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz que deixou o Republicanos e ‘sentou praça’ no Solidariedade. O prefeito faz mistério sobre seu futuro e deve manter sua pré-candidatura à reeleição em expectativa até o prazo final, em 5 de agosto. Mas, Vanderlan é ousado e não teme as máquinas partidárias do PL, UB, MDB, SD, PT e PP. Ele vai além e tem habilidade para “causar”. O exemplo mais recente foi lançar sua mulher, Izaura Cardoso (PSD) pré-candidata à prefeita de Senador Canedo, seu reduto eleitoral histórico.
Não teme a pecha de ‘panelinha’
Na avaliação de pessoas próximas ao staft político do senador, não existe nenhuma preocupação em ser tachado de familiocrata ou ‘panelinha Vanderlan’ durante a campanha, seja em Canedo e Goiânia. “A suplente de senadora, dona Izaura tem luz própria e um capital político construído em Senador Canedo desde quando foi primeira-dama. Ela nunca deixou de assistir pessoas mais carentes no município e por isso está bem avaliada como pré-candidata a prefeita”, resume um aliado de Vanderlan.
Dobradinha doméstica
Assessores ligados ao casal disseram à Xadrez que a região Leste de Goiânia está abandonada e necessita de uma ação em conjunto entre o prefeito de Goiânia e de Canedo. “Vanderlan eleito prefeito de Goiânia e Izaura em Canedo, será um salto desenvolvimentista na região”, conta um assessor de Izaura.
Wilder, a cria
Desde o discurso de Jair Bolsonaro no encontro do PL no dia 4/4 que se referiu ao senador Wilder Morais “também sua cria [política]”, que lideranças do partido, entusiasmadas, cumprimentam Wilder com a expressão: “Nosso governador em 2026”. O senador responde com sorriso enigmático que “tem muito chão para caminhar e a jornada será longa”.
Pábio e Marcus…
…Vinícius saiu na frente e se distanciou dos adversários no quesito nominata de vereadores. Enquanto a oposição só conseguiu quatro chapas e 60 candidatos a vereadores, o prefeito Pábio Mossoró (MDB) e seu pré-candidato a prefeito, Marcus Vinicius (UB) conquistaram 10 partidos e tem 150 pré-candidatos a vereadores.
Meta ousada
O presidente do diretório municipal do PP em Goiânia, Paulo Daher comemora o feito em ter conseguido formar chapa com 50 pré-candidatos a vereador, todos testados com média de 1.500 votos. “Temos condições de alcançar 60 mil votos e eleger cinco vereadores em Goiânia”, diz Daher.