Wilder Morais afirma que ‘Plano A e B’ do PL é Gayer candidato
Diante de notícias na mídia dando como uma possível aliança entre o candidato da base governista, Sandro Mabel (União Brasil) e o PL, comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais, até onde a vista alcança, não se vislumbra esta hipótese. “Tenho repetido quase a exaustão: não existe a menor possibilidade uma aliança dessas em que […]
Diante de notícias na mídia dando como uma possível aliança entre o candidato da base governista, Sandro Mabel (União Brasil) e o PL, comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais, até onde a vista alcança, não se vislumbra esta hipótese. “Tenho repetido quase a exaustão: não existe a menor possibilidade uma aliança dessas em que o nosso pré-candidato a prefeito, deputado [federal] Gustavo Gayer estar entre os primeiros colocados nas pesquisas abrir mão para ser vice. O Plano A e B do PL chama-se Gustavo Gayer prefeito”, disse categórico à Xadrez Wilder. Paira uma certa confusão devido a proximidade do governador Ronaldo Caiado (UB) com o PL e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Por conta do projeto nacional do governador em viabilizar sua candidatura a presidente da República, surgem especulações que haveria uma aliança entre o UB e o PL. “Isto seria possível em um segundo turno, caso a deputada federal, Adriana Accorsi (PT) chegasse na disputa com um candidato da direita. Seria natural os partidos de centro-direita e a direita se unirem”, pondera Wilder. É fato que o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PL, Gustavo Gayer, tem sido um político ‘ecrã’ alheio ao contato pessoal, seja com a mídia ou lideranças de outros partidos. Este comportamento singular, alimenta muitas especulações, entre elas, a de que ele pode desistir para atender os interesses nacionais do bolsonarismo. “No momento certo o Gayer vai entrar em cena, mas não espere dele corpo a corpo com a mídia. Ele vai estar com os nossos candidatos a vereadores caminhando pela cidade”, defende Wilder.
Eduardo Prado ou Fred Rodrigues
Na bolsa de especulações, na hipótese de Gustavo Gayer recuar, dois nomes emergem como possíveis substitutos: o mais cotado seria o deputado estadual, Delegado Eduardo Prado e do ex-deputado estadual, Fred Rodrigues. Eduardo Prado tem como vantagem, ser goianiense, ter sido o mais bem votado em Goiânia e de posições firmes na defesa dos valores conservadores.
“Pé rachado”
Prado teve 14 mil votos em Goiânia, caso haja mudanças, seu nome deve entrar na disputa. Pode ser por consenso ou na convenção. “Delegado Eduardo Prado é goianiense ‘pé rachado’ e, caso Gayer seja chamado para outra missão, é o nome natural”, conta um candidato a vereador do PL.
Controla o partido…
…mas os votos tendem a caminhar com o candidato do prefeito Pábio Mossoró MDB). Este é o cenário possível em Valparaíso onde a deputada federal Lêda Borges PSDB controla o PL no município, mas os votos bolsonaristas devem caminhar com o candidato do prefeito Pábio Mossoró (MDB). É que, Pábio apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e Lêda foi adversária ferrenha. Está em avaliação de bolsonaristas em Valparaíso.
Euripedes resiste
Líder das pesquisas em Bela Vista, o empresário Eurípedes do Carmo Podemos) resiste em ter o PL na chapa de vice. O problema é que a influência de Jair Bolsonaro na cidade é pule de 10, mas Euripão insiste em ter o MDB como vice. Se continuar a esticar a corda, o PL deve lançar candidato a prefeito e melar o jogo. Pesquisas mostram que Bolsonaro transfere, em média, 35% dos votos ao candidato que ele apoiar.
Arthur Fernandes
Caso não haja uma composição com Eurípedes do Carmo, o PL deve lançar o vereador Arthur Fernandes para prefeito com apoio de Jair Bolsonaro. O vereador é jovem e disputou vaga para deputado estadual em 2022. Se não tiver um acordo, ele pode ser o candidato do PL em Bela Vista. A conferir.