Carlão da AGM diz acreditar em Lula sobre desoneração da folha
Ao discursar para os prefeitos na abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (21) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se comprometeu com os gestores municipais a viabilizar a desoneração da folha de pagamento. “Temos que trabalhar com urgência essa proposta”, disse o presidente. Na avaliação […]
Ao discursar para os prefeitos na abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (21) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se comprometeu com os gestores municipais a viabilizar a desoneração da folha de pagamento. “Temos que trabalhar com urgência essa proposta”, disse o presidente. Na avaliação do prefeito de Goianira e presidente da AGM, Carlão da Fox, “não dá mais para ouvir promessas que são cumpridas no início dos acordos e depois abandonam os prefeitos à própria sorte”, disse à Xadrez. Ressaltou, porém, que acredita na palavra do presidente Lula para resolver as demandas dos prefeitos.Uma das reclamações comum entre os gestores municipais, diz respeito às constantes mudanças nos pisos salariais de algumas categorias, em destaque, o piso de enfermagem que gerou desgastes aos prefeitos. “Foi aprovado pelo Congresso, mas muitos municípios não tinham recursos para bancar um piso tão”, diz Carlão. Outra questão levantada pelos prefeitos na Marcha a Brasília, é a desoneração da folha salarial. O acordo entre o Congresso e o Governo Federal manteve a cobrança em 8% até a aprovação de um novo projeto de lei, que pode prever um aumento gradual dos índices até 2027. “Mais uma vez o Brasil real foi esquecido, ou seja, os municípios que estão atolados em demandas da população, sem recursos e agora, o Governo Federal mantém uma alíquota de 20% sobre as folhas de pagamento”, protesta Carlão.
Pábio foca na regulamentação
Outra liderança presente na Marcha dos Prefeitos, foi o presidente da Amab e prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB) que, entre os temas abordados com os colegas gestores, chamou a atenção para a regulamentação da reforma tributária. “Nós da Amab, acompanhamos o governador Ronaldo Caiado que defende, entre outras demandas, a preservação dos interesses dos municípios na regulamentação”.
Faeg homenageada
A deputada federal, Marussa Boldrin (MDB) preside, nesta quarta-feira (22), às 9h na Câmara Federal, Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem aos 73 anos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Além do presidente da Faeg, José Mário Schreiner e convidados especiais, quase 80 representantes de sindicatos rurais vão estar presentes.
Lêda quer ser vice
É crescente os comentários no Entorno que a deputada federal, Lêda Borges (por enquanto no PSDB), sonha em ser indicada vice na chapara para governador de Goiás encabeçada pelo senador Wilder Morais (PL). Ela tem circulado nos eventos de Brasilia ao lado de Wilder como no da CNA nesta terça-feira (21).
Paula Belmonte
Em contagem regressiva no Cidadania, a deputada distrital Paula Belmonte tem sido procurada por várias legendas oferecendo abrigo no futuro. Entre políticos mais experiente, a leitura é que a deputada Belmonte é um ativo politico que vale a pena investir.
Inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), está com inscrições abertas para o Tecnova III, programa de fomento a empresas de pequeno e médio porte que querem investir em inovação. O edital fica aberto até o dia 8 de julho. O objetivo principal do fomento é estimular no estado atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia.