PL será rígido com recursos para evitar eleger “vira-folha”
Muitos atores políticos nas variadas siglas do olimpo partidário goianiense, entraram no critério seletivo para a filiação ao PL dos pré-candidatos a vereadores em Goiânia. O deputado federal e pré-candidato a prefeito da legenda, Gustavo Gayer e seu fiel escudeiro, Fred Rodrigues, só aceitavam pretendentes à direita raiz, preferencialmente bolsonarista. Esse rigor não é um […]
Muitos atores políticos nas variadas siglas do olimpo partidário goianiense, entraram no critério seletivo para a filiação ao PL dos pré-candidatos a vereadores em Goiânia. O deputado federal e pré-candidato a prefeito da legenda, Gustavo Gayer e seu fiel escudeiro, Fred Rodrigues, só aceitavam pretendentes à direita raiz, preferencialmente bolsonarista. Esse rigor não é um capricho de Gayer, mas uma tendência dentro do PL para eleger pessoas comprometidas com as diretrizes do partido e que comungam o mesmo ideário “conservador de direita”. A Xadrez apurou nos bastidores do PL goiano que, os recursos dos R$ 863 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como Fundo Eleitoral destinados ao partido, será a conta gotas. A orientação da executiva nacional é para evitar eleger lideranças que, eleitas, migram para outros partidos. Paradoxalmente, o PL passou a adotar o modelo do adversário PT, legenda que tem os filiados e lideranças mais orgânicas do país. Essa é uma das razões que o presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais, argumenta quando pré-candidatos pedem recursos. “O PL não vai jogar recursos públicos para o alto sem critérios rigorosos dos gastos e viabilidade eleitoral do candidato”. Outra precaução da cúpula nacional do partido é sobre os “espertinhos” que usam o Fundo Eleitoral só para se eleger e depois abandonam a legenda. Portanto, quem sobreviver até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), e registros de candidatura até 15 de agosto, passou no funil e verá as “garoupas-verdadeiras e as oncinhas”.
Bolsonaro e Michelle em Aparecida
O pré-candidato a prefeito de Aparecida, Professor Alcides (PL) confirma presença de Bolsonaro e Michelle durante campanha em Aparecida de Goiânia. A data ainda não está definida, mas é certa a presença dos dois no palanque de Alcides. Existe um esforço do senador Wilder Morais para que Bolsonaro suba nos palanques, além de Alcides, Gustavo Gayer (Goiânia) , Lissauer Vieira (Rio Verde), Márcio Corrêa (Anápolis) e Renato Ribeiro (Catalão).
Licença de Alcides
Atendo ao pedido do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-PI) para acelerar as discussões de projetos pendentes no parlamento, o professor Alcides ainda fica até o dia 6 de junho na Câmara. Ele pede licença para cuidar da campanha e o suplente, ex-deputado federal, Pastor Fábio de Sousa assume a vaga.
Caiado nacional
O Governador Ronaldo Caiado é a principal estrela do União Brasil nas inserções de um minuto e meio no rádio e TV, sendo 30 segundos em cada dia em todo o país. É mais um esforço estratégico da legenda para tornar Caiado mais conhecido no país. Além disso, em alguns estados, ele também teve o espaço franqueado pelos diretórios regionais, caso do Rio Grande do Sul.
Parceria estratégica
O deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB) participou, nesta semana, de encontro com representantes da embaixada do Marrocos, do governo do estado de Goiás e do setor produtivo de ambos os locais para o alinhamento de estratégias relacionadas ao comércio internacional com o país.
Sextou feriado
Ao contrário de outros feriados que ocorrem numa sexta-feira, o deste 24 não vai esvaziar a cidade. É que a tradicional “Festa da Pecuária” atrai gente de várias cidades do interior, principalmente de Brasília por conta dos shows pop sertanejo.