O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025

PT acredita na pulverização da direita para favorecer Lula em 2026

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 12 de junho de 2024
2 Xadrez 11 06 2024
2 Xadrez 11 06 2024

Antecipar prognósticos sobre o embate eleitoral de 2026 é um exercício de futurologia, mas no Brasil, mal termina uma eleição, agentes políticos começam a tratar da próxima. O primeiro estágio passa pela escolha de prefeitos e vereadores, principal base dos que vão disputar vaga de deputado estadual, governador, Congresso e presidente da República. Ao contrário de eleições no passado, o PT foca em eleger nesta de 2024, o maior número de vereadores no país. Outra aposta do PT e aliados, é na pulverização dos pré-candidatos a presidente da República de centro-direita e direita. Para o professor aposentado da UnB, doutor em ciências sociais e especialista em estratégias eleitorais, Paulo Kramer, “uma parte da direita nutre a expectativa de uma fragorosa ‘derrota plebiscitária’ do governo Lula 3 na disputa municipal pelo país”. Ele pontua que, a partir de agora, “deve começar as caneladas “por baixo da mesa entre os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), Tarcísio de Freitas, de São Paulo (REP) e Romeu Zema (Novo) de Minas Gerais”. Se essa análise estiver correta, corrobora a tese do PT sobre a pulverização da direita. Entretanto, existe um esforço pela união da direita, conservadores e o bolsonarismo. “Se a direita não se unir, será muito difícil derrotar o presidente Lula em 2026”, disse recentemente em seminário o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB).

Vanderlan bate duro na MP PIS/Confins

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que vai lutar para que a Medida Provisória do PIS/Cofins seja devolvida ao presidente Lula. Vanderlan tem dito em entrevistas que o governo tem que cortar gastos e não aumentar impostos indefinidamente. “O setor produtivo não tem como bancar um governo perdulário”, é a frase mais ouvida no Congresso. Rodrigo Pacheco suspendeu parcialmente a MP e devolveu ao governo.

Toc toc, é a Izaura!

Por falar em Vanderlan, sua mulher, Izaura Cardoso (PSD), segue de porta em porta nas visitas às lideranças comunitária no reforço à sua pré-candidatura a prefeita de Senador Canedo. “Ela articula uma candidatura popular, tendo como referência seu trabalho na área social”, conta um assessor.

Vilela no Entorno…

O vice-governador de Goiás, Leonardo Vilela (MDB) entregou nesta terça-feira (11), 83 casas dentro do programa custo zero em Formosa (48) e Águas Lindas (35). Daniel representou o governador Ronaldo Caiado.

…Caiado no dia 17

Depois de anos paralisado, finalmente o Hospital Bom Jesus de Águas Lidas será entregue à população no próximo dia 17. Em audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade no dia (5/6) em busca de mais recursos, o governador Ronaldo Caiado a convidou para a inauguração no próximo dia 17.

Novo Gama em festa

A partir desta quarta-feira (12) e até o dia 15, dentro do mês de aniversário de Novo Gama, haverá várias apresentações de artistas no rodeio show com entrada livre. O prefeito Carlinhos do Mangão (PL) entregou várias obras e anunciou outras sendo a mais importante, a construção do Hospital de Novo Gama.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.