O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Cidades que tiveram atritos entre MDB e União Brasil, Caiado e Daniel vão atuar juntos como bombeiros

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 17 de julho de 2024
WhatsApp Image 2024 07 16 at 23.00.54
WhatsApp Image 2024 07 16 at 23.00.54

Mesmo unidos politicamente, existem municípios que o MDB e União Brasil estão divididos. Em alguns casos, as divergências são incontornáveis e extrapolam a sólida aliança entre Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela. Por se tratar de interesses paroquiais com raízes bem antigas, Caiado e Daniel vão atuar como bombeiros em dupla para que não haja rupturas incontornáveis entre os dois grupos, tendo em vista, a eleição de 2026. As dificuldades para agasalhar interesses das lideranças nos municípios onde o MDB ou o União disputam a prefeitura, exigiu do governador e seu vice, muito diálogo e paciência, afinal, o que não faltam em política, é vaidade e arrogância.

Cidades importantes como Catalão, Goianésia, Porangatu, Uruaçu entre outras, os dois líderes conseguiram acomodar os interesses locais. No entanto, ainda perduram polarizações históricas com raízes no passado entre o então PSD, de origem rural, e a UDN mais urbana e intelectualizada. Iporá, na Região do Oeste Goiano, é um recorte desse passado onde MDB sempre foi oposição aos grupos ligados à elite udenista.

Assim que Ronaldo Caiado anunciou, antecipadamente, que o então adversário político na disputa para governador, Daniel Vilela seria seu vice na busca do segundo mandato, a paz foi estabelecida. O problema é que, em Iporá, essa trégua, segundo o atual prefeito, Naçoitan Leite (União), foi ‘quebrada’ por Daniel Vilela, que entregou o MDB ao antigo adversário da legenda, o ex-prefeito e agora pré-candidato, Mac Mahon.

Neutralidade pode ser uma das opções

Se após as convenções de União Brasil e MDB o clima continuar acirrado entre as duas legendas, a prudência recomenda que Caiado e Daniel passem distantes das rusgas. O máximo que podem fazer é tentar uma trégua para que, a partir de 2025 se juntem para apoiar a eleição do vice ao Governo de Goiás e Caiado a presidente da República. Até lá, os dois líderes terão que tomar muito chá de camomila.

Senado deve votar projeto de Vanderlan Cardoso

Deve ir mesmo a votação na CCJ do Senado, nesta quarta-feira (17), a proposta de emenda à Constituição que concede autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (BC), de autoria do senador goiano, Vanderlan Cardoso (PSD). Embora o governo Lula seja contrário ao projeto, não propõe nenhuma mudança.

01 6 4

BC independente financeiramente

Vanderlan defende que é melhor para o país um Banco Central independente, sem ficar preso ao orçamento do Governo Federal. Ele acredita que os colegas senadores tenham bom senso e aprovem seu projeto nesta quarta-feira (17), na CCJ.

Damares é o ‘bode’ na sala de Celina Leão

Observadores mais atentos ao serpentário político de Brasília, desconfiam que as investida da senadora, Damares Alves (REP) que pode disputar o Governo do Distrito Federal, são sinais para que o PP apoia o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira na disputa para presidir a Câmara Federal. Mesmo não tendo nenhuma confirmação, tanto do PP quanto do Republicanos. Marcos Pereira gosta da ideia. O problema é que o PP está dividido entre apoiar um candidato mais afinado com o presidente Lula ou o candidato de Arthur Lira (PP-AL). Elmar Nascimento (União-BA).

Marcos Pereira eleito aproxima Record de Lula

O que não faltam em Brasília são especulações e a mais lógica, aponta que, se Marcos Pereira for eleito presidente da Câmara, Lula ganha um aliado para ‘amaciar os evangélicos” mais próximos do bolsonarismo. Isto porque a rede Record, é o braço midiático da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e tem forte influência na massa evangélica. Soma-se a essa hipotética vitória, o fato de que a Record está carente de verbas oficiais

Rogério Cruz reveza…

… entre ‘pés no toddy’ e nos gabinetes acarpetados em lustrosos sapatos na busca da reeleição. A definição ilustra o esforço do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD) que se divide entre vistorias em obras, de olho no cronograma, conversas com a população e nos gabinetes dos poderosos de plantão. Soma-se à rotina, despachos administrativos, reuniões de trabalho, audiências em Brasília para destravar recursos e na Capital em busca de soluções para as demandas do município.

Pábio e Célio destravam investimento de R$ 85 milhões

Acompanhado do deputado federal, Célio Silveira, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, conseguiu junto ao ministro das Cidades, Jader Barbalho, todos do MDB, a liberação de R$ 85 milhões para obra de saneamento integrado às famílias do Setor de Chácaras Anhanguera.

Apoio de Izalci a pré-candidato a vereador

Vale tudo para ganhar uns votos a mais, inclusive pedir apoio político federal. É o caso do pré-candidato a vereador de Aparecida, Elio Bom Sucesso (PL), que recorreu ao senador do DF, Izalci Lucas (PL) para gravar um vídeo “dando uma força”. Izalci disse que o pedido partiu de uma aliada em Brasília que apoia Elio. “Por ser do partido, topei na hora”, disse Izalci.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.