Cata treco recolhe 60 mil itens inservíveis e bate recorde em 2023
Os itens coletados foram encaminhados às cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura
O serviço da Prefeitura de Goiânia, ‘Cata-treco‘ bateu o recorde, recolhendo 60 mil bens inservíveis em casa no ano de 2023. Os atendimentos são realizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) nas sete regiões da capital, de forma totalmente gratuita.
Os itens mais apanhados pelo caminhão do Cata-treco foram sofás, com 6.050 unidades. Em segundo lugar ficou a cama, com 4.110 unidades apanhadas, e em terceiro foram guarda-roupas, com 3.605. A lista de bens descartados pela população conta ainda com cadeira, colchão, mesa, geladeira, armário, tanquinho, ventilador e outros 200 itens.
Os itens coletados foram encaminhados às cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura, onde foram transformadas em renda para várias famílias goianas.
O descarte de objetos estragados, velhos ou sem serventia nas ruas, calçadas, lotes baldios e até mesmo em córregos é um crime ambiental. Essa atitude polui a cidade, contribui para o mau cheiro e para proliferação do mosquito aedes aegypti (mosquito-da-dengue) e de animais peçonhentos, além de atrapalhar a locomoção de pedestres.