O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Cultura

Museu Frei Confaloni resguarda cultura goiana

Com entrada gratuita, espaço instalado na Antiga Estação Ferroviária conta com acervo permanente, incluindo murais produzidos pelo artista italiano, e exposições itinerantes

Postado em 11 de janeiro de 2024 por Letícia Leite
O charmoso edifício que abriga o museu é reconhecido pelo Iphan desde 2002 como Patrimônio Histórico Cultural Nacional | Foto: Secom

Idealizado para promover a ocupação permanente no coração de Goiânia na Antiga Estação Ferroviária de Goiânia – Praça do Trabalhador, resguardando traços culturais de nossa terra, em especial a inserção do modernismo em Goiás, iniciada com Frei Confaloni. O Museu Frei Confaloni, um dos cartões postais de Goiânia, está de portas abertas de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para receber crianças, jovens e adultos com documentos, acervo de obras e biblioteca que retratam parte da nossa cultura, arte e história.

Instalado em 2019, o espaço é mantido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O charmoso edifício que abriga o museu é reconhecido pelo Iphan desde 2002 como Patrimônio Histórico Cultural Nacional e chama a atenção de viajantes que chegam à Rodoviária de Goiânia, da comunidade que passa pela Praça do Trabalhador e de frequentadores da Feira Hippie e Região da 44.

A Estação Ferroviária de Goiânia, inaugurada em 1950, funcionou até a década de 1980 recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz. “É um patrimônio dos goianos e goianienses, localizada no eixo do canteiro central da Avenida Goiás com a Avenida Independência, um dos nossos cartões postais no coração da Capital”, destaca o prefeito Rogério.

O edifício Art-Déco possui em sua área interna dois importantes murais produzidos pelo artista italiano Frei Nazareno Confaloni, ambos da década de 50. São afrescos pintados em areia – uma técnica até então inovadora em nosso Estado. “Para quem quer mergulhar em nossa história, é uma excelente oportunidade de ampliar conhecimentos de forma gratuita”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Exposição nova

Nesta quinta-feira (11), às 19h, o museu abre as portas para o vernissage do 32º Quarteto em Mostra. Com a coordenadoria de Miro e Brenda Lee, serão expostas obras de Gladis Cruz, Ionara Novais, Neusa Del Monte e Randes Silva. A abertura terá participação do cantor Martinez Chiovato. A visitação é gratuita e vai até 4 de fevereiro.

Na área externa do museu, o artista plástico Danillo Butas pintou o painel ‘Homenagem aos Trabalhadores’ que destaca a classe trabalhadora em contexto contemporâneo, cultural e comercial da cidade, principalmente da Região Central, onde trabalham muitos autônomos e ambulantes. Com delicadeza e talento, o artista eternizou elementos que marcam a história da Antiga Estação Ferroviária, como imigrantes, monumentos e peças em Art Déco.

Outros pontos culturais na Capital para conhecer

Exposição fotográfica

A mostra ‘Representações e Abstrações’, de Rosa Berardo, segue em cartaz  até 12 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Octo Marques, com entrada gratuita, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A exposição fotográfica conta com curadoria de Antonio da Mata e reúne alguns dos milhares de registros etnográficos do Alto e do Baixo Xingu. O recorte da exposição, com 40 fotografias entre preto e branco e coloridas, entrega ao público uma contraponto da etnografia xinguana do final da década de 80 à mais recente (2020 e 2021). Quando: até 12 de janeiro de 2024. Onde: R. 4, Nº 515, St. Central – Goiânia. Horário: 9h. Entrada gratuita. 

Exposição 90 anos de Goiânia

O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) inaugurou a exposição ‘Goiânia 90 anos – Da chegada do moderno ao início do contemporâneo’ no Museu de Arte Contemporânea de Goiás, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O objetivo da exposição é homenagear os 90 anos de Goiânia por meio de 90 artistas que se relacionam com a capital. A mostra estará aberta ao público para visitação das 14h às 20h e ficará disponível até o dia 4 de fevereiro de 2024. Quando: até 4 de fevereiro de 2024. Onde: Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Goiânia. Horário: 14h. Entrada gratuita.

Exposição Pantera Solidão

A exposição ‘Pantera Solidão’, de Benedito Ferreira, segue em cartaz até 9 de fevereiro de 2024, no Centro Cultural Octo Marques, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita, na unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Com curadoria de Divino Sobral, a exposição traz um conjunto de 39 obras inéditas de Benedito que permite um mergulho no mundo do artista a partir de arquivos fotográficos e audiovisuais coletados em mais de uma década. Quando: até dia 9 de fevereiro de 2024. Onde: R. 4, Nº 515, St. Central – Goiânia. Horário: 9h. Entrada gratuita. 

Exposição: Contatos Imediatos

Paisagens e cenários inusitados em que seres alienígenas, discos voadores e outros objetos vindos do espaço convivem naturalmente com  pessoas e bichos no ambiente rural ou no pacato cotidiano das cidadezinhas do interior. Esse universo ao mesmo tempo fantástico e tão familiar está presente na exposição ‘Contatos imediatos’, do artista plástico brasiliense Demir, que está disponível na Vila Cultural Cora Coralina, até o dia 25 de janeiro de 2024, de segunda a domingo, das 9h às 17h. A mostra reúne 70 trabalhos inéditos, entre desenhos, pinturas, serigrafias e objetos. Quando: até 25 de janeiro de 2024. Onde: Rua 23 c/ Rua 3, Setor Central – Goiânia. Horário: 9h.

Mostra cultural

Revisitar para refletir. Aflições, medos, ansiedades, traumas. É o que propõe a nova exposição da Vila Cultural Cora Coralina, ‘Memórias do Interior e Bruxismo Estrutural’, individual de Marcelo Maróstica, que entrou em cartaz e segue aberta para visitação até 28 de janeiro de 2024. A mostra reúne 11 obras entre  instalações, esculturas, colagens, lambe-lambes e fotografias que referenciam a arte urbana e transitam pela contemporaneidade. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Quando: até 28 de janeiro de 2024. Onde: R. 3, S/N, St. Central – Goiânia. Horário: 9h. Entrada gratuita.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também