Parque dos Lençóis Maranhenses é eleito 2º mais bonito do mundo
Local é o destino perfeito para o turista que busca aventura e contemplação da natureza
Que o Brasil é repleto de belezas naturais, isso já sabemos. Mas é sempre bom ver quando somos reconhecidos internacionalmente. Uma pesquisa avaliou e apontou quais são os parques nacionais mais bonitos do mundo. E teve brasileiro na lista.
Para chegar ao resultado final, o levantamento analisou o número de postagens dos próprios parques no Instagram, as visualizações no TikTok, pesquisas no Google e a avaliação dos clientes para revelar os parques mais bonitos do mundo em 2023, é o que revela um estudo realizado pela empresa Bounce.
O Parque Nacional Kruger, na África do Sul, ocupou a primeira colocação da lista. Localizado no nordeste do país, é uma das maiores reservas de caça de África. A elevada densidade de animais selvagens inclui os ‘Big 5’: leões, leopardos, rinocerontes, elefantes e búfalos. Centenas de outros mamíferos fazem dele a sua casa, tal como várias espécies de aves, como os abutres, as águias e as cegonhas. As montanhas, as planícies arborizadas e as florestas tropicais fazem parte da paisagem.
Um dos paraísos brasileiros, os Lençóis Maranhenses (MA), foi considerado o segundo parque nacional mais bonito do mundo. O estudo aponta o destino como o atrativo mais bem cotado nas avaliações do Google, com nota 4,9 em 5, e ocupa o terceiro lugar em visualizações do TikTok, com pouco mais de 292 milhões. O parque também ocupa o quinto lugar em postagens no Instagram, com 505.603, e as buscas no Google por ‘Lençóis Maranhenses’ totalizam 70,8 mil.
Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.
E a terceira está com o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia. Com nota 7,89 (de 10), que fica em um lugar com um vulcão ativo na ilha de Java, na Indonésia, e teve uma pontuação bem alta nas redes sociais: ficou em primeiro de visualizações no TikTok (mais de 1 bilhão de views) e segundo lugar nas postagens do Instagram (934.532).
Como chegar no destino brasileiro
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luís/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).
Para os turistas que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar três unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Passeios nos Lençóis Maranhenses
Atualmente, não há cobrança de ingresso para ter acesso aos Lençóis. As agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque cobram valores referentes aos seus serviços. Mas fique atento! Busque sempre operadoras registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, onde estão as empresas e pessoas físicas do setor que atuam de forma regular no país.
Título de Patrimônio
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Parque Nacional está localizado no noroeste do estado do Maranhão, a cerca de 250 quilômetros da capital, São Luís.
Após uma avaliação preliminar, feita pela Unesco, o parque atendeu a todos os requisitos técnicos. Por isso, uma comissão da entidade teve que se deslocar ao estado do Maranhão para realizar uma avaliação presencial nos Lençóis Maranhense.
Critério de seleção
De acordo com o site da Unesco, entre as dez condições exigidas para que um local seja selecionado como Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico: “Os locais precisam ter um valor universal excepcional”. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, tradições culturais ou culturas perdidas.
Os candidatos para a categoria Fenômeno Natural são avaliados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar lembrado pelas suas belezas naturais deve ser uma área de extraordinária beleza e importância estética.
A documentação da candidatura do Parque está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.
Patrimônio natural da humanidade
O Brasil possui belezas naturais que são reconhecidas em todo o mundo como patrimônio natural da humanidade. O selo, emitido pela Unesco, reconhece a importância ambiental dos locais e a necessidade da sua proteção.
No Brasil, o título já foi dado ao Pantanal (MT/MS), a Amazônia Central (AM), a Costa do Descobrimento (BA/ES), o Complexo Ilhas Atlânticas (Ilhas Fernando de Noronha e Atol das Rocas) e o Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).