“Nada desesperador”, diz Glaustin sobre pré-candidatura em Aparecida
Deputado, que está de olho na prefeitura de Aparecida, vai se reunir com Caiado e apresentar pesquisas
Com um discurso conciliador, sem aquele mais voltado ao ataque, como é comum para quem quer assumir um papel de oposição, o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos), confirmou, em entrevista à reportagem do jornal O Hoje na tarde desta terça-feira (16), que é pré-candidato em Aparecida.
“Temos até março para tomar uma decisão. O que temos feito é consultar, além de lideranças em Aparecida de Goiânia, a população”, diz ele que afirma em seguida: “A população quer um político profissional nato. A cada pesquisa que faz a gente percebe que a população quer uma oxigenada. Ela [população] quer a volta de mais empregos, quer melhoria na economia”.
O deputado confirma que o trunfo, claro, além de ele aguardar um “ok” do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), com quem deve se encontrar semana que vem, é ter como líder-mor partidário Eurípedes do Carmo, o braço político da Assembleia de Deus em Goiás.
Glaustin, por sua vez, afirma que ele, amparado em pelo menos quatro pesquisas qualitativas e quantitativas, deverá convencer as lideranças. “Quem vai escolher meu nome vai ser a população. Não depende do governador, mas da população inteiro. É claro que a bênção de um de um governo bem avaliado, um governo que sirva a população, é muito importante. Eu sou da base”, reitera o parlamentar.
Sobre a visita ao governador semana que vem, Glaustin comenta: “Eu quero bater um papo com ele para entender o que que está na cabeça dele com relação a Aparecida. E, claro, dizer que eu estou à disposição”.
O deputado quer, inclusive, levar os dados das pesquisas que têm sido feitas no município. “Eu fiz quatro pesquisas e estou prestes a ter os dados da quinta em breve que deve ser finalizada em fevereiro até para entender o que a população quer de um gestor”, revela. “Queremos saber se a população quer uma prefeitura com estrutura de cabide de emprego ou se quem quer que Aparecida volte a se desenvolver”.
O deputado, que é empresário na cidade há quase três décadas, lembra: “Na época, Ademir (ex-prefeito) foi para mim um grande desbravador e opróprio Maguito [Vilela, que foi prefeito na cidade por dois mandatos]. Queremos saber se de fato as pessoas querem um político que dê uma oxigenação no desenvolvimento”.
Glaustin, embora esteja de olho numa oportunidade de concorrer à prefeitura aparecidense, afirma que o partido do qual faz parte tem outro nome que também interesse na disputa: o ex-deputado federal, que, no pleito passado, tentou vaga no Senado pelo Republicanos, João Campos. “Ele tem envergadura e capacidade para ser o prefeito”, reconhece Glaustin: “Vamos decidir pelo grupo e respeitar”.
Acerca da força de Gustavo Mendanha (sem partido) e sua influência no projeto de reeleição de Vilmar Mariano (MDB) na base governista, o deputado aponta: “ele tem um papel muito importante e robusto hoje no cenário político de Aparecida e sabe o que vai ser melhor”.
O parlamentar também diz que, como deputado, tem buscado contribuir com o desenvolvimento da cidade com a qual tem, há décadas, vínculo empresarial. “Estamos com emendas para a cidade. Ano passado, a gente enviou mais de 5 milhões para a educação”.