Lula não foi a 8 Estados em 2023, entre eles Goiás
Importante para a vitória do petista em 2022, Minas Gerais também ficou de fora da agenda presidencial ano passado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não visitou oito Estados em 2023, entre eles Goiás. Importante para a vitória do petista em 2022, Minas Gerais também ficou de fora da agenda presidencial ano passado.
Além destes, o presidente não foi a Rondônia, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Alagoas. Em contra partida, ele esteve 12 vezes em São Paulo e nove na Bahia.
Mas de volta a Goiás, o petista deve vir ao Estado ainda neste semestre. O senador Jorge Kajuru (PSB) não teve dúvidas, ao falar com a reportagem do jornal O Hoje, que o presidente virá o mais breve possível.
Sem oferecer data, como era de sua expectativa que fosse em 28 de julho do ano passado, com a articulação dele, inclusive, ele afirma que nesta segunda-feira (8) Lula e sua equipe vão definir uma data para retornar ao estado de Goiás que lhe deu 41,29% dos votos, contra 58,71% de Jair Bolsonaro.
Por outro lado, com Kajuru, que é vice-líder do governo, e com algum tipo de proximidade protocolar e republicana com o governador – de direita – Ronaldo Caiado (União Brasil), a expectativa é que o petista não enfrente constrangimentos. O clima deve ser de cordialidade, como da vez, não faz muito tempo, em que Lula e Caiado, num cumprimento, se abraçaram. Vale lembrar que ambos podem disputar a única prestigiosa vaga de presidente em 2026. Pelo menos é o que caiadistas querem e trabalham (para) tanto.