A natureza em cores: exposição de Jadir Mendonça de Lima
O artista, que também é arquiteto e urbanista, apresenta 53 telas em tinta acrÃlica que retratam o verde das matas densas, as formas e as texturas da vegetação brasileira
A partir do dia 1º de fevereiro, os amantes da arte e da natureza poderão apreciar as 53 telas em tinta acrÃlica que compõem a exposição ‘Pé de Pau em Mato Verde’, do arquiteto, urbanista e pintor Jadir Mendonça de Lima. A mostra, que inaugura a temporada 2024 da Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, retrata o olhar aguçado do artista sobre o verde das matas densas, as formas e as texturas da vegetação brasileira.
Jadir Mendonça de Lima nasceu em Morro do Espia, um pequeno povoado próximo à cidade de Tiros, em Minas Gerais. Desde criança, demonstrou interesse pela pintura, usando pedrinhas de tauá, um tipo de giz caseiro, para desenhar em cimentados e louças de barro. Em 1978, formou-se em arquitetura e urbanismo pela PontifÃcia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), onde foi aluno de Frei Confaloni e Amaury Menezes, dois renomados artistas plásticos goianos.
Além de pintor, Jadir também se destacou como urbanista e paisagista, tendo trabalhado em diversos projetos de desenvolvimento regional e urbano em Goiás. Foi diretor de planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codeg) no primeiro governo de Iris Rezende, participando da implantação da Vila Mutirão e de vários bairros em Goiânia e Senador Canedo. Também atuou na implantação da Usina de Corumbá IV e no projeto Rio Formoso, entre outros.
Jadir é irmão do jornalista e escritor Ivan Mendonça, autor do livro ‘O Espião do Morro’, lançado em 2019, que narra as transformações do jornalismo impresso após a chegada das redes sociais, além dos bastidores da polÃtica goiana.
A exposição ‘Pé de Pau em Mato Verde’ é fruto de anos de pesquisa, viagens e observação da natureza por parte de Jadir, que desenvolveu uma técnica refinada para reproduzir em suas telas as cores, as formas e as texturas da flora brasileira. As obras variam de tamanho, desde pequenos quadros até grandes painéis, e revelam a sensibilidade e a criatividade do artista.
A mostra, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, ficará em cartaz até o dia 3 de março, no salão Antônio Poteiro, na Vila Cultural Cora Coralina. A entrada é gratuita e o horário de visitação é de segunda a domingo, das 9h às 17h. A Vila Cultural Cora Coralina é um espaço multicultural que abriga exposições, lançamentos, feiras e filmes, e se insere na ação do governo estadual para revitalizar o Centro de Goiânia e resgatar a memória da capital.
SERVIÇOÂ
Mostra Pé de Pau em Mato Verde
Quando: a partir de 1° de fevereiro
Onde: R. 3, S/N, St. Central – Goiânia
Horário: 9h
Entrada Gratuita