Prefeitura de Goiânia retira quase 30 pés de jamelão no setor Eldorado
Além disso, outras cem árvores receberão poda na via
A Companhia de Urbanização (Comurg) de Goiânia realiza a retirada de 28 pés de jamelão na Avenida Ravena, no Setor Eldorado, a partir desta terça-feira (30). Além disso, outras cem árvores receberão poda na via.
De acordo com a prefeitura, para compensar já houve o plantio de ipês que se encontram adultos e precisam de espaço para se desenvolver. O trabalho segue ofício técnico da Agência Ambiental do Meio Ambiente (Amma).
No documento, a Amma apontou que os pés de jamelão prejudicam as novas árvores do canteiro central da Avenida. O ofício também verificou que alguns deles estão saudáveis, mas ficam muito próximos a esquinas.
A prefeitura ressalta que a queda de jamelão na pista pode criar um cenário com acidentes, uma vez que produzem um óleo, gerando a possibilidade de derrapagem de veículos. Posteriormente, outros 20 pés da árvore receberão podagem com “levantamento de saia e limpeza”. Da mesma forma, as mudas próximas terão poda de condução.
“Algumas mudas que plantamos vão ser tutoradas, com levantamento dos troncos que estão caídos ou tortos em busca de luz, conforme está recomendado no laudo”, informa o presidente da Comurg, Alisson Borges. ”Esta é uma ação importante e bem planejada, considerando que já fizemos a compensação com plantio de ipês,” completa.