Projeto Arte Plena ocupa MAC
Exposição transforma o Centro Cultural Oscar Niemeyer em palco de uma série de mostras
O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC-GO) e a Arte Plena Produção em Cultura unem forças em uma ocupação inédita no Centro Cultural Oscar Niemeyer com uma série de exposições e atividades culturais, o primeiro módulo do projeto é a múltipla mostra Percursos Plurais, que será aberta na terça-feira (5), das 18h às 21h.
Durante quatro meses, de março a junho, os espaços do museu serão tomados por uma programação diversificada, dividida em dois módulos principais: Percursos Plurais e Presente e Futuro.
Segundo um dos curados, Sandro Tôrres, ocupar um museu público demanda a responsabilidade de pensar na diversidade e nas múltiplas formas de expressão. “A curadoria olhou para os acervos particulares e públicos, para as questões consonantes e para as formas de expor as narrativas, cuidando da preservação de legados e futuras postulações”.
No primeiro módulo, Percursos Plurais, com oito montagens simultâneas: Arthur Bispo do Rosário, com um conjunto expositivo itinerante, em parceria com o Sesc Goiás, oferece uma experiência multissensorial, acompanhada por atividades educativas educativas.
Também o performer, Mauricinho Hippie, que desfilou sua espontaneidade pelas ruas de Goiânia há algumas décadas, recebe homenagem e a mostra apresenta três figurinos exclusivos, criados por Theo Alexandre da Thear, destacando sua espontaneidade única.
Yashira, artista que vive no interior do Estado e ainda produz suas obras como manifestos à natureza e pela paz no mundo. Também Gilva Cabral e Iza Costa, o primeiro, um dos principais escultores em atividade, com currículo internacional, e Iza, que nos deixou recentemente, com obras de seu acervo particular, com toda força e autenticidade que caracterizava sua produção.
Um grupo de Mulheres Gravadoras, destacando as prodigiosas e talentosas artistas dessa linguagem, de Goiás e do Brasil; Anna Carolina Cruz e Ana Rita Rodrigues, arquiteta e publicitária, com uma poética montagem intitulada ‘um novo olhar’, uma reflexão sobre a cidade.
Também o grupo independente de fotógrafos do Deriva do Bem, organizados pelo arquiteto e professor Bráulio Vinícius, mostrando um poético conjunto de fotos, resultado de suas derivas por Goiás.
Durante toda a exposição, visitas guiadas e ações educativas aprimoram a experiência do público, que pode desfrutar gratuitamente do evento em um dos ícones culturais da cidade. A Arte Plena, responsável pela organização da ocupação, conta com um time diversificado de colaboradores, unindo experiências e habilidades para criar uma experiência enriquecedora.
O evento é viabilizado pelo edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, sob gestão das Secretarias de Cultura e da Retomada de Goiás.