Universo da Ciência
Mostra do maior museu de Ciência da América Latina, o Museu Catavento Atração, chega em Goiânia, na programação, instalações de Física, Biologia e Astronomia são apresentadas para aproximar crianças, jovens e adultos do fascinante mundo científico
Com o propósito de despertar curiosidade e interação com a ciência de maneira divertida, uma mostra de um dos museus mais visitados do Brasil e, não por acaso, o maior museu de Ciências da América Latina, pode ser conferida até o dia 30 de março, no Átrium – piso 2, do Flamboyant Shopping Center, diariamente das 14h às 20h. Aos sábados, o horário é ampliado, das 10h às 22h. O evento tem entrada gratuita e é fruto de uma parceria entre o Instituto Flamboyant e o Museu Catavento, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Os visitantes contam com o apoio de monitores treinados especialmente para ampliar o conhecimento e interagir com os experimentos. Na programação, instalações de Física, Biologia e Astronomia são apresentadas para aproximar crianças, jovens e adultos do fascinante mundo científico. No total são 14 experimentos científicos capazes de proporcionar mais compreensão em diferentes áreas do conhecimento.
Na exposição é possível, por exemplo, arrepiar os cabelos em uma das atrações preferidas do Museu Catavento, o ‘Gerador de Van de Graaff’; sentar-se num banco feito de pregos sem se machucar; conhecer um Praxinoscópio, considerado o avô do cinema; e entender um pouco mais sobre a rotação dos planetas ao redor do Sol no experimento ‘Poço gravitacional’.
Valorização do conhecimento
O Instituto Flamboyant dedicado ao desenvolvimento humano e que atua com diferentes abordagens por meio de valores que se conectam às pessoas, novas propostas de autoconhecimento, valorização da arte, esporte e cultura, encontrou na exposição um vasto campo de novas perspectivas.
“O conhecimento, assim como a Ciência, possui o poder de transformar vidas. Acreditamos que, ao integrar a experiência e o conteúdo como pilares desse processo, temos o potencial de inspirar inúmeras pessoas, fomentando a capacidade de adotar novas abordagens e perspectivas. Este projeto, aberto à comunidade, reflete muito da nossa essência”, explica Alessandra Louza, presidente do Instituto Flamboyant.
Conforme esclarece, indo além de uma exposição em edição limitada, na qual o Instituto se empenhou em trazer o que há de melhor para Goiânia, o projeto serve como o pontapé para uma série de iniciativas. “Nossa intenção é cada vez mais oferecer cultura, conhecimento e ciência de maneira progressiva e em projetos consistentes para a cidade. Nossa entidade, que já trabalha com arte e cidadania, está agora empenhada em expandir seu envolvimento com o conhecimento e o universo dos museus”, destaca.
Alessandra Louza também lembra que, equiparada à missão do Grupo Flamboyant de apresentar as melhores novidades, está também o compromisso de ser um empreendimento desenvolvedor a partir de valores muito sólidos de responsabilidade social, cultural e urbanística.
“Ao formarmos parcerias tão significativas, aspiramos apresentar à cidade novas referências e experiências que orientarão nosso caminho futuro. Percebemos o espaço do shopping como mais uma oportunidade para destacar a relevância da cultura, do saber e da ciência. Existe algo mais eficaz que um museu para estabelecer uma conexão entre a cidade e o mundo, proporcionando às pessoas uma ampliação de consciência, acesso à história, ao conhecimento e a experiências pessoais?”, finaliza Alessandra Louza.
Visitas guiadas
Outra novidade é que o Instituto Flamboyant abrirá horários exclusivos para atender escolas em visitas guiadas. As informações sobre horários e capacidade podem ser obtidas no telefone (62) 3546-2058 ou email (instituto@institutoflamboyant.org.br).
Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes.
Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.