Celebração da cultura goiana
Projeto ‘Dinamização Martim Cererê’ entra em seu segundo dia com um espetáculo ‘Quintal Verde Anil’, destacando as cantoras Rainy Ághata e Regina Jardim
Neste sábado (9), acontece o segundo dia do Projeto ‘Dinamização Martim Cererê’, uma iniciativa do Estado de Goiás através da Secult Goiás e da Lei Paulo Gustavo de Goiás. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o evento conta com a apresentação das cantoras Rainy Ághata e Regina Jardim no espetáculo intitulado ‘Quintal Verde Anil’, a partir das 20h, no Centro Cultural Martim Cererê, com entrada gratuita.
O projeto, contemplado no Edital Nº 18/2023 – Lei Paulo Gustavo – Ocupa Goiás, é operacionalizado pela Fluir Experiências e visa promover o encontro entre diversos agentes culturais, artistas, produtores, pensadores e o público. Com uma programação diversificada que abrange música, cinema, meio ambiente, circo, teatro, gastronomia, moda, cursos, palestras, atividades para mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+, além da inclusão de Pessoas com Deficiência, o projeto busca enriquecer o cenário cultural goiano.
A programação se estende até julho, oferecendo atividades semanais para a comunidade, consolidando-se como um esforço conjunto para fortalecer e diversificar a cultura na região.
O coordenador Wellington Dias enfatizou: “O que queremos é que haja entretenimento ao longo do projeto, mas também muita formação e espaço de troca, como por exemplo, com os cursos de elaboração de projetos voltados para mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+, além de eventos de discotecagem, gastronomia, encontros de brechós, ações ambientais, encontros de casas de ballrooms, espetáculos infantis, uma feira da diversidade e um encontro de festivais de cinema da América Latina. São todas programações que se conectam através de um propósito maior, que é o de revitalizar o Martim Cererê”.
Programação
‘Quintal Verde Anil’ busca proporcionar uma experiência que remete à atmosfera de aconchego, simplicidade e acolhimento. O repertório abrange desde a Bossa Nova até o samba raíz, resgatando memórias afetivas e a brasilidade.
Rainy Ághata, além de intérprete, destaca-se como compositora, apresentando suas músicas e obras de artistas goianos. O show enfatiza a presença feminina e explora o posicionamento da mulher na vida.
Como convidada especial, Regina Jardim, com mais de 30 anos de carreira, participará em duetos com Rainy Ághata e também apresentará performances solo ao longo do evento. Os músicos Gustavo Ribeiro, no violão, guitarra e pandeiro, e Stevão, no teclado, complementam a experiência musical.
A valorização de um espaço histórico para as artes goianas
A história do Martim Cererê remonta ao início da década de 80, quando foi fundado como uma casa de espetáculos e espaço de manifestações culturais. Seu nome é uma homenagem ao livro ‘Martim Cererê’ do escritor Cassiano Ricardo.
Contando com duas salas de espetáculos construídas dentro de antigas caixas d´água, os teatros Yguá e Pyguá, com capacidade para 190 e 300 pessoas, respectivamente, além de um teatro de Arena, um bar e jardins que também servem às programações ao ar livre, o ambiente foi pensado para as diversas formas de expressão cultural e artística, e principalmente para a socialização de seus frequentadores, que ao entrar no Centro Cultural, podem sentir um clima de envolvimento e circularidade dos processos que ocorrem ali dentro.
Ao longo dos anos, o Martim Cererê sofreu com períodos de abandono, tanto quanto contou com retomadas promovidas por gestores públicos ou mesmo por artistas e produtores independentes. Ao longo de anos de ações abertas ao público, tornou-se um ponto de encontro para artistas, músicos, escritores e entusiastas da cultura em geral.
Atualmente, o Centro Cultural Martim Cererê é reconhecido como um espaço de vanguarda e experimentação artística em Goiânia. Um ambiente propício para a troca de experiências e o surgimento de novos talentos. Nele, celebra-se, sobretudo, a diversidade.
Serviço
Projeto Dinamização Martim Cererê
Quando: Sábado (9)
Onde: Tv. Bezerra de Menezes, St. Sul – Goiânia
Horário: 20h
Entrada gratuita