O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Goiânia

Filarmônica de Goiás se apresenta no Centro Cultural Oscar Niemeyer nesta sexta

Apresentação com regência de seu maestro titular, Neil Thomson, acontece às 20h, de forma gratuita

Postado em 14 de março de 2024 por Francisco Costa
WhatsApp Image 2024 03 13 at 16.55.25
Apresentação com regência de seu maestro titular

O Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, recebe a Orquestra Filarmônica de Goiás, nesta sexta (15). A apresentação com regência de seu maestro titular, Neil Thomson, acontece às 20h, de forma gratuita.

Na ocasião, o grupo vai executar a Sinfonia em Sol menor, de Nepomuceno, e Abertura Prince Igor, de Borodin. Vale citar, a Filarmônica de Goiás é reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina. Ela é ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Além disso, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre as peças e seus autores, Alberto Nepomuceno é considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira. Ele nasceu em Fortaleza, em 1864, mas atuou como pianista e professor de piano do Clube Beethoven no Rio de Janeiro e, mais tarde, completou seus estudos em Roma e Berlim.

O russo Alexandre Borodin, por sua vez, se formou em medicina, mas foi membro do famoso “Grupo dos Cinco”, ao lado dos nacionalistas da Rússia Balakirev, César Cui, Mussorgsky e Korsakov. Escreveu obras significativas para a música, sendo a mais importante O Príncipe Igor, adaptação do libretto baseado no conto épico eslavo medieval.

Este conto trata da campanha de Igor, que narra a passagem do príncipe Igor Svyatoslavich e seu filho Vladimir no cativeiro durante a guerra contra os invasores polovetsianos, em 1185. A ópera foi deixada inacabada após a morte prematura de Borodin, em 1887, vitimado pela cólera, mas foi concluída por Glazunov Rimsky-Korsakov. A estreia póstuma ocorreu em São Petersburgo, em 4 de novembro de 1890.

Veja também