Ônibus elétrico entra em fase de testes na linha do Eixo Anhanguera
Nesta fase inicial, os testes visam avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de terreno, especialmente em aclives e declives
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivos (RMTC) iniciou no último sábado (16), a fase de testes dos ônibus elétricos que vão operar na linha do Eixo Anhanguera e suas extensões para Goianira, Senador Canedo e Trindade. A previsão é que o veículo esteja pronto para transportar passageiros em até 15 dias.
Nesta fase inicial, os testes visam avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de terreno, especialmente em aclives e declives. A RMTC está avaliando a compatibilidade entre as plataformas das estações e as plataformas dos ônibus, para garantir a segurança e a acessibilidade dos goianos.
Os testes ainda não contam com passageiros, no momento a operação conta com apenas um motorista experiente, operando em todas as vias do Eixo Anhanguera, passando por todos os terminais e plataformas, incluindo as extensões para Senador Canedo, Goianira e Trindade.
O ônibus tem 23 metros de comprimento e uma capacidade de 180 passageiros. Ele será o maior veículo em operação no transporte coletivo da América Latina. O veículo é equipado ainda com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e sistema de monitoramento por câmeras.