Da arte cênica à poesia
A trajetória do ator e autor, desde os palcos de Goiás até o topo das listas de best-sellers com sua poesia autêntica
Desde os seus primeiros passos nos palcos até suas mais recentes conquistas literárias, Vinícius Queiroz, conhecido artisticamente como Vini Queiroz, trilhou um caminho marcado pela paixão e pela arte em suas mais diversas formas. Nascido e criado em Goiás, Vini teve seu primeiro contato com o mundo do teatro aos 8 anos de idade, na escola Rotary Club, sob a orientação do diretor Edson Fernandes.
“O teatro sempre foi minha paixão desde criança. Cada aula, cada apresentação, eu sentia que estava no lugar certo”, relembra Vini. “No teatro você tem o calor do público, a troca de energia é incrível. Quando você atua no cinema, muita coisa está no seu imaginário”.
Ao discutir suas preferências artísticas, o ator revelou sua inclinação pelo gênero drama: “Sou um grande emocionado e o drama caminha comigo desde o berço. As melhores atuações do cinema são de filmes dramáticos, são personagens do drama, na minha opinião. Amo uma atuação contida, onde os olhos dizem tudo, a expressão conta toda uma história. É difícil fazer, por isso amo esse desafio, me tira da zona de conforto”.
Com a ascensão das redes sociais, o escritor reconhece o poder das plataformas online. “As redes sociais para o artista atual são as vitrines para poder mostrar o seu trabalho”, destacou. No entanto, sua incursão inicial no TikTok não foi sem desafios. Após tentativas frustradas de ganhar visibilidade com vídeos de comédia, ele encontrou inspiração em um poeta, Ângelo Palavra, e decidiu compartilhar seus próprios textos poéticos.
“Fui mantendo a constância e postando meus textos todos os dias, sem falhar. Escrever é bom por isso, coloco meu sentimento real, acho que é um ponto da minha escrita”, compartilhou.
O ponto de virada veio com a poesia ‘Você é Poesia’, que viralizou e ganhou milhões de visualizações. O impacto de suas palavras transcendeu as métricas de engajamento, tocando a vida de uma seguidora que encontrou esperança em seus versos. “Pensar que meu trabalho salvou uma vida me motiva a continuar”, afirmou, destacando o poder transformador da arte.
À medida que seu público crescia, os pedidos por um livro de suas obras aumentavam. Embora inicialmente nunca tivesse considerado a ideia, Queiroz encontrou apoio em colegas como Kaio Bruno Dias, cuja sensibilidade na escrita o inspirou. Assim, nasceu a colaboração entre o escritor e a editora de Dias, dando origem ao livro ‘Ainda ontem pensei com o coração’.
“Jamais esquecerei da dica do Kaio ‘escreva não pensando que isso será um livro’, isso me ajudou bastante durante os processos que a criatividade me abandonava, os bloqueios criativos”, relembra.
Dividido em quatro capítulos, o livro transita entre o universo teatral e a profundidade da poesia, explorando uma ampla gama de perspectivas sobre o que significa estar apaixonado. Desde os momentos mais alegres até os mais melancólicos, ele revela sua alma de poeta em cada verso.
O sucesso do livro foi além das expectativas, alcançando o topo das listas de mais vendidos da Amazon Brasil na categoria de poesia. “É incrível, eu não imaginava que o livro voaria assim, pessoas se interessando pela minha escrita”, compartilhou Queiroz com gratidão. Agora, o livro encontra-se disponível em diversas plataformas, desde a Amazon até as estantes da livraria Martins Fontes na Avenida Paulista, onde sua equipe luta para conquistar espaço como vitrine, ampliando ainda mais seu alcance.
Segundo Livro
Mas ele não planeja parar por aí. Já está em andamento a preparação para o lançamento de seu segundo livro. “No final desse ano (2024) vou publicar meu segundo livro, com uma proposta diferente, um conto de amor e poesias, para mostrar o amadurecimento da minha escrita nesse tempo de trabalho”.
E as perspectivas para o futuro são ainda mais promissoras. Ele está empenhado em levar sua obra à Bienal do Livro de São Paulo em setembro, realizando assim um sonho que parece cada vez mais tangível.
Reality Show ‘Atua ou Surta’
No ano anterior (2023), ele participou de um reality show de atuação da Dia TV, sob a apresentação de Thalita Meneghim, onde alcançou a posição de finalista. “Conhecer o backstage de um reality, estar no palco e ouvir ‘quem está eliminado é…’ muda a vida”, comenta. Sua participação no programa não apenas testou suas habilidades como ator, mas também o encheu de orgulho por representar Goiás na final. “Levo Goiás na escrita e na atuação, seguirei mostrando que aqui nós temos artistas reais”.
Com uma bagagem de experiências tão rica, Queiroz não hesita em oferecer conselhos para a próxima geração de artistas: “O conselho que dou para essa nova leva de artistas é que o estudo vai te acompanhar por toda vida, que você deve fazer com o coração, buscando sempre melhorar, questionando com inteligência e saindo da zona de conforto. Leiam sobre, estudem sobre, assistam sobre, tenham referências, façam arte sem medo de errar”.