Republicanos firma pré-candidaturas de olho em 2026
Partido pretende lançar o maior número possível de concorrentes nas eleições de 2024 para consolidar sua presença e ampliar destaque no cenário político nacional
Muitas siglas políticas, além do PL e do PT, estão se preparando para as eleições deste ano de olho na sucessão presidencial de 2026. Diferentes partidos de diversos espectros ideológicos entrarão na disputa municipal com o objetivo de crescer em tamanho e influência. Eles buscam não apenas aumentar seu protagonismo político, mas também reforçar seu poder de negociação visando uma eleição, tida nos bastidores, como “crucial”.
O Republicanos, liderado nacionalmente pelo deputado federal Marcos Pereira, seguirá essa tendência. O partido pretende lançar o maior número possível de candidaturas nas eleições de 2024 para consolidar sua presença e ganhar destaque no cenário político nacional. Entre suas apostas estão Mariana Carvalho, pré-candidata à prefeitura de Porto Velho, e Rogério Cruz, atual prefeito de Goiânia, que buscará a reeleição.
Quanto ao gestor da capital de Goiás, ele tem ampliado consideravelmente suas chances a partir da aceleração de obras estratégicas e também em função da intensa peregrinação por diferentes regiões da cidade. A prefeitura também está trabalhando na regularização fundiária de áreas em vários bairros, visando beneficiar a população e, claro, ampliar o apoio ao gestor.
Estima-se que dos cerca de 800 bairros existentes na capital, aproximadamente 330 são áreas à espera de regularização. A tacada, intensificada desde o início de 2024, promete não apenas elevar o conhecimento acerca do nome do gestor como também render frutos significativos para o pleito que se aproxima.
Na última segunda, o presidente nacional divulgou um comunicado a fim de prestar apoio às lideranças que estarão na briga pelas prefeituras. “Quero apresentar o espaço do pré-candidato, trata-se de uma página no portal disponibilizada em todo o ano eleitoral. oferece uma variedade de recursos, incluindo peças publicitárias, gestão de redes sociais, dicas de ferramentas para equipes de comunicação, tráfego pago, prestação de contas e legislação eleitoral. também serão disponibilizados modelos de santinhos colinhas e outros materiais gráficos”, orientou.
Peixe grande
A nível nacional, o partido também movimenta suas peças no tabuleiro político. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, por exemplo, desponta como um dos favoritos para a presidência em 2026 e sua possível candidatura pelo Republicanos poderia colocar o partido em destaque. Caso decida concorrer e, sobretudo, se chegar lá pelo partido, colocará a sigla no rol dos protagonistas da política brasileira.
Enquanto as eleições de 2026 não chegam, as lideranças se movimentam, por ordem do presidente nacional, de olho na vitória da maior quantidade de lideranças em 2024. Só assim a sigla poderá manter a estatura para segurar os principais nomes no quadro de filiados.
Em paralelo, o acerto de agora pode trazer mais facilidade a políticos que, em 2026, busquem a reeleição ou a condução de algum aliado em seus redutos. Com a incerta permanência de Tarcísio, os articuladores já miram outros dois governadores: Ratinho Junior e Romeu Zema. Se a investida der certo, serão três grandes nomes no time republicano, já visto como uma promessa para a política nacional.