Valparaíso de Goiás ganha novo ponto de encontro cultural
Inauguração marca revitalização da cena cultural local com
instalações diversificadas e discurso da Secretária de Cultura
Valparaíso de Goiás, localizado no entorno do Distrito Federal, ganhou um novo ponto de encontro cultural com a inauguração do Ponto de Cultura Nova Alquimia. Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto marca a revitalização da cena cultural local. Criado pelo ator, produtor e diretor de teatro, Fernando Fernandes, o espaço oferece diversas instalações, como estúdios de gravação, auditório e áreas multiuso, com o objetivo de tornar a cultura acessível a todos os moradores da região.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, ressaltou a relevância dos investimentos culturais no país. Em um discurso inspirador, Márcia destacou o momento de retomada da Cultura Viva e da rede de pontos de cultura no Brasil, enfatizando a necessidade de tornar esses recursos efetivos para impulsionar a produção cultural, a economia criativa e a economia solidária.
“A arte é a pedagogia da alma”, afirmou a secretária, enfatizando a importância de cultivar a sensibilidade para promover a convivência com as diferenças, conhecer a história do país e se orgulhar da identidade nacional. Para Márcia, a cultura é um investimento vital para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
O evento não apenas celebrou a inauguração do centro cultural, mas também homenageou mulheres de destaque na cena cultural brasileira com o prêmio Mulheres de Impacto. Entre as homenageadas estavam a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e outras figuras influentes, como a cineasta Luciana Martuchelle e a deputada federal Erika Kokay.
A Nova Alquimia se destaca como mais um dos 116 pontos de cultura certificados pelo MinC em Goiás. Com sua abertura, o espaço cultural visa não apenas oferecer entretenimento, mas também promover a inclusão, o aprendizado e a troca de experiências para enriquecer a vida cultural da comunidade local.