O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024
Preservação

Prefeitura de Aparecida faz aceiro na Serra da Areia

Ação cumpre o cronograma do município no combate a incêndios em áreas de preservação ambiental

Postado em 9 de julho de 2024 por Yago Sales
A Área de Proteção Ambiental Serra da Areia conta com rica biodiversidade do bioma Cerrado |

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia promove aceiro na Serra da Areia nesta quarta-feira, 10 de julho, a partir das 7h30.

Ao mesmo tempo, a prefeitura faz a ação em área pública da Área de Proteção Ambiental (APA) na região do Setor Comendador Walmor. A ação conta com parceria do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal.

Serra da Areia e preservação

Os aceiros são faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo. Em caso de incêndio, os aceiros servem como barreiras naturais, auxiliando na contenção do incêndio.

Leia mais: Prefeitura de Goiânia inicia operação preventiva contra incêndios em parques

A ideia do aceiro na Serra da Areia é a Proteção Ambiental Serra da Areia, que conta com rica biodiversidade do bioma Cerrado. A reserva tem área total de 59,66 Km² e conta com 136 propriedades particulares, cujos proprietários devem preservar a fauna, a flora e os recursos naturais.

Por isso, a secretária de Meio Ambiente de Aparecida, Amanda Costa, ressalta a importância dos aceiros nesse período de estiagem. “A realização dos aceiros cumpre a função de proteger a vegetação. Isso garante que eventuais incêndios não atinjam a fauna e a flora de Aparecida”.

Por fim, o local é uma garantia para visitação de refúgio. Frequentado por religiosos para oração, Serra das Areis tem a extensão de 2.890 hectares e dá oportunidade de relacionamento com a natureza.

Finalmente, a Serra das Areias corresponde a  17% do território de Aparecida. Ela é também a principal reserva ambiental da região.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também