O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Estimativa

Inflação: mercado reduz previsão para 2024

Estimativa foi divulgada no Boletim Focus, desta segunda-feira (15)

Postado em 15 de julho de 2024 por Thiago Borges
Previsão da inflação teve queda depois de 9 semanas Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Boletim Focus, relatório semanal do Banco Central (BC), informou que a previsão da inflação do país reduziu para este ano de 2024. A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial do país – foi de 4,02% para 4%.

Inflação: mercado reduz previsão para 2024

Esta foi a primeira baixa na estimativa do IPCA, depois de 9 semanas consecutivas registrando alta na previsão do BC. Entretanto, para 2025, a previsão subiu novamente, indo de 3,88% para 3,89%. 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou a meta para inflação deste ano em 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. Ou seja, a inflação prevista pelo Focus dessa semana ultrapassa a meta, mas está dentro da tolerância – que vai de 1,5% para 4,5%.

Atualmente, o CMN define uma meta anual para a inflação. Porém, a partir do próximo ano, entrará em vigor o sistema de meta contínua – o governo irá fixar uma meta permanente.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a Selic – a taxa básica de juros – definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), em 10,5% ao ano. A alta recente do dólar e o aumento das incertezas econômicas fizeram o BC interromper o corte de juros iniciado há quase um ano. 

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Produção de grãos deve alcançar 300 milhões de toneladas na safra 2023/2024

Saiba como se proteger das tentativas de fraude via PIX

Setor de serviços em Goiás cresce 3,8% em 12 meses, aponta IBGE

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.