Morre compositor da abertura de “A Grande Família”, ‘Ilariê” e “A nova loira do Tchan”
Compositor faleceu após uma queda no banheiro
O músico e compositor baiano Expedito Machado de Carvalho, conhecido como Dito, da dupla Tom e Dito, faleceu na tarde desta terça-feira (17) em sua residência, após uma queda no banheiro. Morre compositor da abertura de “A Grande Família”, ‘Ilariê” e “A nova loira do Tchan”.
A princípio, o incidente ocorreu em seu apartamento na região da Pituba, em Salvador.
Dito ganhou destaque nacional em 1975, quando ele e seu parceiro Tom foram finalistas no Festival Abertura da TV Globo com a música “Tamanco malandrinho”. A dupla gravou seis álbuns, incluindo “Obrigado Corcovado”, “Tom e Dito”, “Se mandar m’imbora eu fico” (com o sucesso “Malandragem dela”, parte da trilha sonora da novela “O Espigão”) e “Revertério”. Grandes nomes da música brasileira, como Alcione e Dóris Monteiro, interpretaram suas composições.
Leia também: Morre, aos 83 anos, mãe dos atores Selton e Danton Mello
Além disso, durante a era do axé music, Dito contribuiu para a composição de hits nacionais, incluindo “Ilariê” e “Tindolelê” de Xuxa, além de “Dança da Cordinha”, “Bambolê” e “A nova loira do Tchan” do grupo É o Tchan. Sua influência na música brasileira também se estendeu à abertura do seriado global ‘A Grande Família’, interpretada por Dudu Nobre.
Sendo assim, Jorge Zárath, amigo de longa data, foi quem anunciou o falecimento de Dito em seu perfil nas redes sociais. Na mesma postagem, o músico Carlinhos Brown prestou homenagem, referindo-se a Dito como um gênio que fará falta. “Dito é o Tom e Tom é Dito. Deus o receba em seu reino de glórias”, escreveu Brown. Morre compositor da abertura de A Grande Família.
Por fim, até o momento, não há informações sobre o velório do artista.