Verde é a cor da esperança: em jogo emocionante, Goiás consegue virada heroica no fim
Esmeraldino ficou com um a menos desde o 1º minuto da partida. Guarani saiu na frente duas vezes, mas tomou a virada nos acréscimos do 2º tempo
Neste domingo (21), o Goiás conquistou uma virada heroica com muita emoção até o fim. O Esmeraldino venceu o Guarani por 3 a 2, com um a menos desde o primeiro minuto da partida e após sair atrás do placar por duas vezes. Nathan Melo, Edu, de pênalti e Paulo Baya marcaram os gols do Verdão, que com essa vitória está a dois pontos do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro.
Domínio do Bugre
Logo no primeiro minuto de jogo, Rildo deu uma entrada forte em Léo Santos, em campo o juiz não marcou nada. Porém, o VAR recomendou uma revisão e o árbitro Arthur Gomes Rabelo (ES) decidiu expulsar o jogador do Goiás, deixando a equipe esmeraldina com um atleta a menos em campo.
Após a expulsão, o Guarani foi para cima e começou a criar grandes chances de gol. Entretanto, as oportunidades do bugre estavam parando em boas defesas do goleiro Tadeu. Até que aos 30 minutos Airton chutou, o arqueiro esmeraldino espalmou e no rebote Caio Dantas fez o gol, abrindo o placar para o Bugre.
A equipe do Goiás parecia bem nervosa e confusa em campo, tomando vários cartões amarelos desnecessários. Só que aos 45 minutos da primeira etapa, após cruzamento de Thiago Galhardo, Nathan Melo que havia falhado no lance do gol do Guarani, marcou de cabeça e empatou o jogo para o Goiás. Sendo essa a primeira e única finalização da equipe na etapa inicial.
Fazendo com que o Esmeraldino levasse o empate para o intervalo. No segundo tempo, Zanardi colocou Paulo Baya no lugar de Régis, e essa mexida acabaria mudando a história do jogo. Depois do intervalo o Goiás organizou-se melhor em campo, e o Guarani não conseguiu manter o ritmo do primeiro tempo.
Leia também: Zanardi se emociona após a vitória heroica do Goiás
Virada esmeraldina
O confronto mostrou-se bem parelho na etapa final, todavia, após um escanteio a bola sobrou para Matheus Salustiano dentro da área. O zagueiro do Bugre teve espaço para chutar e fez o gol que desempatava o duelo. Sendo assim, o técnico Márcio Zanardi viu-se obrigado a fazer alterações ofensivas para o time ir para o tudo ou nada.
Após as mexidas, o Goiás começou a pressionar e acertou a bola na trave duas vezes, com Edson e Paulo Baya. Porém, aos 45 minutos do segundo tempo, depois de escanteio a bola bateu no braço de Léo Santos e o VAR recomendou uma revisão de um possível pênalti. A penalidade foi marcada, o centroavante Edu foi para a cobrança e igualou o placar.
Naquele momento do jogo, o Goiás via o empate com bons olhos, devido às circunstâncias do jogo, só que a partida prometia mais emoção. No minuto 57, o último lance do jogo, o time do Guarani foi todo para o ataque em busca de mais um gol.
A defesa da equipe acabou ficando aberta e Paulo Baya arrancou sozinho com velocidade até o campo de ataque e marcou o gol da virada esmeraldina. Uma vitória com muita emoção até o fim, pois os dois gols do Goiás foram marcados nos acréscimos do segundo tempo.
Como fica?
Antes do início do jogo, o Goiás ocupava a 12ª colocação e com a vitória a equipe subiu para o 7º lugar e está a apenas dois pontos do G4 da Série B. Além disso, o triunfo foi fundamental para a continuidade de Márcio Zanardi no comando técnico do Esmeraldino. O próximo compromisso do Verdão é contra o CRB, na quinta-feira (25), em casa, no Estádio da Serrinha.
Enquanto, o Guarani segue em crise e na lanterna, a equipe chegou ao 12º jogo sem vitória e caminha a passos largos de jogar a Série C na próxima temporada. O Bugrão volta à campo na quarta-feira (24), e joga como visitante, diante do Amazonas.
Ficha Técnica
- Data e horário: 21 de julho de 2024, às 16h (de Brasília).
- Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).
- Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES).
- Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA/AM) e Pedro Amorim de Freitas (ES).
- Cartões amarelos: Luan Dias, Airton, Jefferson e Léo Santos (Guarani); Thiago Galhardo, Wellington, David Braz, Nathan Melo, Marcão e Ángelo Rodríguez (Goiás).
- Cartão vermelho: Rildo (Goiás).
- Gols: Caio Dantas aos 30 min/1ºT e Matheus Salustiano aos 28 min/2ºT (Guarani); Nathan Melo aos 45 min/1ºT, Edu, de pênalti aos 48 min/2ºT e Paulo Baya aos 57 min/2ºT.
Guarani: Douglas Borges; Guilherme Pacheco (Reinaldo Satorno), Léo Santos, Matheus Salustiano, Jefferson; Gabriel Bispo, Matheus Bueno (Luccas Paraizo), Airton (Yan Henrique), João Victor, Luan Dias (Anderson Leite) e Caio Dantas (Daniel dos Anjos). Técnico: Pintado.
Goiás: Tadeu, Lucas Ribeiro, David Braz (Edu), Messias; Sander, Nathan Melo (Edson), Wellington (Luiz Henrique), Dieguinho; Régis (Paulo Baya), Thiago Galhardo (Welliton Mateus) e Rildo. Técnico: Márcio Zanardi.