O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Aparecida

População pode utilizar totens de segurança em casos de emergência

Objetivo é ampliar a segurança dos moradores da cidade e de quem por ela transita

Postado em 25 de julho de 2024 por Alexandre Paes
Os equipamentos têm como objetivo ampliar a segurança dos moradores e de quem passa pela cidade | Foto: Divulgação/Secom Aparecida

Os 101 Totens de Segurança instalados em pontos estratégicos da cidade, principalmente em locais com grande fluxo de pedestres, já estão em pleno funcionamento, podendo ser acionados pela população em caso de emergência, a qualquer momento do dia. Os equipamentos têm como objetivo ampliar a segurança dos moradores da cidade e de quem por ela transita. Entre os locais onde eles foram instalados estão terminais de ônibus, praças, unidades de saúde, shoppings, escolas e avenidas com grande movimento de pedestres.

Projetados para reforçarem a segurança das pessoas que circulam pela cidade, principalmente a pé, os totens são estruturas de quatro metros de altura, blindadas, equipadas com giroflex, sirene, câmeras de monitoramento 360º, botão de emergência e comunicador de áudio conectado ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). 

Caso a pessoa se sinta insegura, basta acionar o botão de emergência instalado no totem, realizando uma chamada para o agente que estiver operando o ramal e as câmeras de dentro do CIT, que fica na Cidade Administrativa. A ocorrência será registrada e uma equipe das forças de segurança da cidade será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato.

Segundo o secretário Segurança Pública de Aparecida, Jorge Marreiros, os equipamentos são interativos e vão permitir que o socorro e a ajuda cheguem à vítima em tempo recorde. Os totens também possuem tecnologia de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas veiculares, além de um dispositivo anti-vandalismo que aciona um alarme em caso de tentativa de depredação. “Esses equipamentos não apenas monitoram em tempo real, mas também são capazes de identificar situações de risco e auxiliar na captura de foragidos”, acrescentou. 

O investimento total dos 101 totens, de R$ 22,1 milhões, oriundos de recursos próprios e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa garantir a segurança da população e facilitar a ação das forças de segurança na prevenção e investigação de crimes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.