Com Castroneves na pista, Fórmula 4 tem dia movimentado com testes em Goiânia
Comparatto fez melhor volta do dia, que teve estreia de nomes de peso na pista da capital
Às vésperas da disputa da quarta etapa da temporada 2024, a quinta-feira (25) da Fórmula 4 Brasil no Autódromo de Goiânia entregou muitas atividades e novidades em pista para o pelotão da categoria-escola certificada pela FIA, que cada vez mais se consolida como a principal formadora de pilotos em território sul-americano. Com três treinos extras ao longo do dia, destaques para dois estreantes: Alceu Feldmann Neto e Dudes Castroneves, sobrinho do quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.
Matheus Comparatto foi o líder no combinado do dia de treinos extras, obtendo 1min23s843 no terceiro e último treino da quinta-feira. O piloto, que é o atual líder do campeonato, também liderou a segunda sessão. Já a primeira atividade de pista foi comandada por Alvaro Cho que no ano passado conquistou a pole position da etapa de Goiás e que volta a acelerar no Brasil depois de ter feito sua estreia na Fórmula Regional Europeia (FRECA) no último fim de semana no circuito de Paul Ricard, na França.
Atividade a todo momento
A tarde foi movimentada para os competidores, com três treinos extras longos para que os experientes relembrassem suas habilidades na pista, enquanto os novatos procuraram conhecer melhor o traçado de 3.835 metros e 13 curvas.
Na primeira sessão, Alvaro Cho foi o mais rápido com 1min24s001. Comparatto posiciono-se em segundo, seguido por Rafaela Ferreira. Lucca Zucchini entrou no top 5, enquanto Arthur Pavie ocupou a quinta colocação. O primeiro treino teve oito pilotos no mesmo segundo.
Já o segundo treino foi palco de uma tabela de tempos mais apertada, com a diferença entre o líder Matheus Comparatto e o 14º colocado, Dudes Castroneves, sendo menor que dois segundos. Ethan Nobels e Pepê Souza, companheiros da Cavaleiro Sports, ficaram no top 3. A quarta melhor volta foi de Gino Trappa, piloto Oakberry Bassani F4, enquanto a quinta volta ficou com Rogério Grotta.
A última sessão mostrou o equilíbrio entre o grid do F4 Brasil. Marcando 1min23s843, Matheus Comparatto viu Alvaro Cho chegar muito próximo, com apenas 0s092 de diferença. Arthur Pavie não ficou para trás: foi apenas 0s004 mais lento que Cho. Lucca Zucchini e Gino Trappa fecharam o top-5 com menos de 0s200 de diferença para o líder do campeonato.
Nomes de peso apareceram
A sessão de treinos também promoveu a estreia de Alceu Feldmann Neto e Dudes Castroneves nos carros de fórmula. Alceu segue o cronograma da etapa, enquanto Dudes participou dos treinos extras para se familiarizar com o carro da Fórmula 4.
Para ambos, a experiência de pilotar o Tatuus motorizado pela Abarth e abastecido com Gasolina Podium da Petrobras está sendo de descobertas. Neto, que é filho de Alceu Feldmann, ex-piloto da Stock Car Pro Series, espera conseguir acompanhar o ritmo dos seus adversários, mesmo com a pouca experiência.
“Estou muito feliz de começar a andar em carro de fórmula, sempre foi um sonho. Eu tenho experiência em corridas com Porsche, mas estou me surpreendendo. A guiada muda totalmente: o carro é mais leve, um pouco mais fraco na reta e faz curvas muito rápidas. Preciso me acostumar ainda, mas espero obter o melhor resultado possível neste final de semana e, quem sabe, finalizar no meio do pelotão”, disse.
Já Dudes Castroneves, sobrinho de Helio Castroneves, fez as comparações entre o bólido do F4 Brasil com o kart: “É muito diferente do kart! Precisa ter mais confiança com o carro, o freio é bem diferente… Mas achei o volante bem leve, como o que estou acostumado no kart. A confiança com o carro é algo que eu vou construindo a cada vez que saio para a pista, aprendendo no carro. Às vezes a percepção é de que está tudo muito lento, mas na verdade não está! Então é um processo de evolução, de aprendizado com o carro de fórmula”, analisou.
Progração
A Fórmula 4 Brasil volta a acelerar nesta sexta-feira (26) com a abertura oficial das atividades visando a quarta etapa do campeonato com treinos às 9h15 e às 13h00. A classificação que define o grid das Corridas 1 e 3 será realizada no mesmo dia, às 15h40. No sábado (27), a primeira prova da rodada tem largada marcada às 10h00. Já a Corrida 2 inicia às 16h50. No domingo (28), a terceira e última disputa do fim de semana tem início previsto para 8h50.
A temporada 2024 da Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.