O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Adoção

Dia do Vira-lata: como está o cachorro que viralizou após sorrir em foto

Data busca incentivar adoção responsável de animais sem raça definida

Postado em 31 de julho de 2024 por Luana Carvalho
111111111111
Data busca incentivar adoção responsável de animais sem raça definida. | Foto: Arquivo Pessoal

No Dia Nacional do Vira-Lata, celebrado nesta quarta-feira (31), a campanha para a adoção de animais sem raça definida (SRD) ganha destaque. Apesar dos esforços de conscientização, o abandono desses animais ainda é uma realidade frequente. Um exemplo inspirador vem do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, onde o cachorro caramelo conhecido como Zé se tornou uma sensação.

Abandonado no campus da UFG, Zé foi adotado como mascote por uma das turmas da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). Sua fama cresceu em 2023, quando uma foto tirada no campus viralizou, mostrando Zé “sorrindo” ao lado de uma universitária e uma capivara. A imagem cativante acumulou mais de 8 milhões de visualizações no Twitter, transformando o carismático cão em uma celebridade local.

111111111111 1
Foto: Arquivo pessoal/Daniela Silveira

Atualmente, Zé continua a ser uma figura querida na universidade, aparecendo em estampas de camisetas e posando para fotos com estudantes. Daniela Silveira, estudante de medicina veterinária que tirou a foto viral, explica que tanto os estudantes quanto os funcionários da EVZ cuidam de Zé. Ele até recebeu uma coleira com uma plaquinha contendo seu nome e um telefone de contato para garantir sua segurança.

Além de Zé, estudantes e funcionários encontraram outros cães e gatos vira-latas no campus da UFG. Em uma iniciativa para cuidar desses animais e encontrar novos lares para eles, estudantes do curso de Ciências Biológicas criaram o projeto “Ajude os Doguinhos”.

Através do Instagram, o projeto promove a adoção desses animais, permitindo que interessados entrem em contato diretamente com a equipe. O caso de Zé é um exemplo de como o cuidado e a adoção podem transformar a vida de um animal abandonado, além de inspirar mais pessoas a adotar cachorros e gatos SRD.