O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Essência

Finalistas do prêmio Grande Otelo 2024 debatem no YouTube

Série de debates promovida pela Academia Brasileira de Cinema explora o processo criativo e as experiências dos maiores talentos do cinema nacional, em transmissões ao vivo durante o mês de agosto

Postado em 1 de agosto de 2024 por Redação
Para abrir a série

Luana Avelar 

A Academia Brasileira de Cinema dá início a uma nova edição dos ‘Encontros Trocas Culturais’, que contará com os finalistas do ‘Prêmio Grande Otelo 2024’. Essa série de debates será realizada no canal da Academia no YouTube, trazendo uma oportunidade imperdível para o público se conectar com alguns dos maiores talentos do cinema brasileiro. O evento se estenderá por quatro quartas-feiras consecutivas, sempre às 19h, 

A jornalista e roteirista Melina Dalboni conduzirá as sessões, que prometem oferecer uma visão aprofundada sobre o processo criativo e as experiências dos cineastas e produtores que se destacaram na edição deste ano do prêmio. Para abrir a série, Lina Chamie mediará o debate entre os indicados a melhor longa-metragem documentário. Entre os participantes estão Kleber Mendonça Filho, com ‘Retratos Fantasmas’; Ana Rieper, com ‘Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina’; Pedro Bronz, com ‘Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho’; Natália Dias e Camilo Cavalcanti, com ‘Belchior – Apenas Um Coração Selvagem’; e Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, com ‘Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você’.

No dia 7 de agosto, o foco será nos indicados a melhor longa-metragem de ficção, com mediação de João Vieira Jr. Entre os filmes em destaque estão ‘Noites Alienígenas’, produzido por Sérgio de Carvalho; ‘Mussum, o Filmis’, de André Carreira; ‘Pedágio’, de Karen Castanho; ‘O Sequestro do Voo 375’, de Joana Henning e Paula Torres; e ‘Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha’, de Leonardo Edde e Eduardo Albergaria.

A terceira rodada, marcada para 14 de agosto, será dedicada aos novos talentos na direção de longa-metragens. Com mediação de Julia Rezende, o encontro reunirá Lillah Halla (‘Levante’), Silvio Guindane (‘Mussum, o Filmis’), Natália Dias e Camilo Cavalcanti (‘Belchior – Apenas Um Coração Selvagem’), Nara Normande e Tião (‘Sem Coração’), e Ana Petta e Helena Petta (‘Quando Falta o Ar’). Este debate promete explorar os desafios e as recompensas de uma estreia no cinema, proporcionando uma troca rica de experiências e aprendizados.

O encerramento dos Encontros, no dia 21 de agosto, será dedicado aos diretores indicados ao prêmio de melhor direção. Sob a mediação do cineasta Aly Muritiba, a discussão contará com Kleber Mendonça Filho (‘Retratos Fantasmas’), Carolina Markowicz (‘Pedágio’), Anita Rocha da Silveira (‘Medusa’), Tomás Portella (‘Aumenta que é Rock’n’Roll’) e Marcus Baldini (‘O Sequestro do Voo 375’).

O ‘Prêmio Grande Otelo 2024’ será realizado no dia 28 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A premiação, agora em sua 23ª edição, é o maior evento do setor audiovisual brasileiro, reconhecendo talentos em 30 categorias diferentes. Este ano, uma homenagem especial será dedicada ao movimento Cinema Novo, um marco na história do cinema nacional. A cerimônia é apoiada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da RioFilme, e conta com a auditoria da PwC Brasil para garantir a transparência do processo de votação.

A Academia Brasileira de Cinema, responsável pela organização do prêmio, foi fundada em 2002 com a missão de promover e fortalecer a indústria audiovisual do país. Desde 2020, a entidade é a única no Brasil credenciada pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences para indicar o representante nacional na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar. A Academia é presidida por Renata Almeida Magalhães e tem em sua diretoria Paulo Mendonça, Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.

O ‘Prêmio Grande Otelo’ é uma celebração anual do talento e da excelência no cinema brasileiro, escolhida e votada pelos próprios profissionais do setor. O processo de seleção envolve duas etapas: uma fase de indicações, onde são selecionados os finalistas, e uma fase de votação para eleger os vencedores. Ambos os processos são auditados para garantir a integridade dos resultados.

A realização dos ‘Encontros Trocas Culturais’ e do ‘Prêmio Grande Otelo’ reafirma o compromisso da ‘Academia Brasileira de Cinema’ em celebrar e promover o cinema nacional, destacando a diversidade e a riqueza cultural que permeiam as produções brasileiras.

SERVIÇO 

‘Encontro Trocas Culturais’

Quando: 7, 14 e 21 de agosto 

Onde: canal do YouTube da ‘Academia Brasileira de Cinema

Horário: 19h

Entrada gratuita

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também