O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Sem medalha

Hugo Calderano é eliminado por francês de 17 anos e não conquista medalha no tênis de mesa

Hugo Calderano perde bronze no tênis de mesa para o prodígio francês Felix Lebrun, encerrando campanha olímpica sem medalha

Postado em 4 de agosto de 2024 por Herbert Alencar
Calderano
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Hugo Calderano não conseguiu vencer a disputa pelo bronze no torneio individual de tênis de mesa, sendo derrotado pelo francês Felix Lebrun por 4 a 0, com parciais de 7 x 11, 10 x 12, 7 x 11 e 6 x 11. O brasileiro encerrou a competição sem medalha, apesar de ter alcançado o melhor resultado de sua carreira nas Olimpíadas.

Felix Lebrun, adversário de Calderano na disputa pelo bronze, é um dos grandes talentos do esporte francês e do tênis de mesa. Com apenas 17 anos, ele já é campeão europeu individual em 2023 e vice-campeão mundial por equipes.

“Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo há muitos anos”, afirmou Calderano após o jogo.

Com o apoio dos torcedores locais, que lotaram o ginásio e comemoravam cada ponto conquistado, Felix jogou em casa. O francês vinha de uma derrota por 4 a 0 na semifinal contra o chinês favorito ao ouro. Já Calderano havia perdido para o sueco Truls Moregard em um jogo repleto de oportunidades.

Calderano fez história ao se classificar para a semifinal, tornando-se o primeiro atleta sul-americano a chegar entre os quatro melhores do torneio individual de tênis de mesa masculino nas Olimpíadas.

Calderano pressionado

No início da partida, Lebrun aproveitou o apoio dos torcedores franceses para pressionar Hugo e mostrar agressividade desde o começo. Apesar de Calderano ter aberto uma vantagem de dois pontos, ele não conseguiu reagir após sofrer seis pontos consecutivos, e Lebrun fechou o primeiro set em 11 x 7.

Lebrun manteve um ritmo forte no segundo set, enquanto Calderano parecia sentir o momento. Mesmo depois de Calderano reagir e virar o placar, ele cedeu três pontos seguidos ao adversário, que fechou a segunda etapa por 12 x 10 e abriu 2 a 0.

No terceiro set, Hugo começou bem e chegou a abrir uma pequena vantagem, mas o jovem francês soube reagir, aproveitando os erros do brasileiro para vencer por 11 x 7, ficando a uma vitória do bronze.

No quarto set, Calderano entrou pressionado e com pouca margem de erro. Felix abriu larga vantagem logo no início e venceu por 11 x 6, encerrando a partida e garantindo a medalha de bronze.

Veja também