O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Festival

Filme de cineasta goiano é selecionado para mostra no Festival de Cinema de Gramado

Longa-metragem ‘Oeste Outra Vez’, de Erico Rassi, foi gravado na Chapada dos Veadeiros, e aborda temas como solidão e crise da masculinidade

Postado em 5 de agosto de 2024 por Letícia Leite
Segundo Erico, algumas cenas foram escritas em função de paisagens específicas do sertão chapadense
Segundo Erico, algumas cenas foram escritas em função de paisagens específicas do sertão chapadense | Foto: Divulgação

Considerado um dos mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano, o 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado acontece entre os dias 9 e 17 de agosto. E neste ano, o cineasta anapolino Erico Rassi foi selecionado para a mostra competitiva, com o filme ‘Oeste Outra Vez’, a produção será exibida na noite do dia 12 após o tradicional tapete vermelho. 

“É motivo de muito orgulho fazer parte dessa história, e também uma responsabilidade. O cinema goiano tem marcado presença em festivais, nacionais e internacionais, desejo que esse processo seja contínuo”,  ressalta o diretor. 

Cenário em Goiás

A locação escolhida para ‘Oeste Outra Vez’ foi a Chapada dos Veadeiros, tendo São João da Aliança como cenário principal. Segundo Erico, algumas cenas foram escritas em função de paisagens específicas do sertão chapadense. A produtora Cris Miotto, da Vietnam Filmes ressalta o impacto econômico e cultural na região. 

“A sinergia, acolhimento e colaboração mútua foram essenciais para conseguirmos filmar. Diversas pessoas da cidade foram contratadas. Com isso, a equipe local teve a oportunidade de conhecer o processo de produção cinematográfica, principalmente nas possibilidades de campo profissional e gerador de renda”, conta.

A produção acontece no sertão de Goiás, dois homens são apaixonados pela mesma mulher. Incapazes de lidar com suas fragilidades, eles são abandonados por ela e voltam-se violentamente um contra o outro. Enquanto se enfrentam em um sertão precário e sem lei, outros personagens masculinos vão surgindo, todos eles tendo em comum algum tipo de frustração amorosa em seu passado. Em meio a tiroteios e emboscadas, uma crescente sensação de abandono aos poucos toma conta de todos eles.

‘Oeste Outra Vez’ é produzido pelas produtoras goianas Cris Miotto e Lidiana Reis. O filme recebeu incentivos do Fundo Setorial do Audiovisual e PROAC/SP e  apoio da Lei Paulo Gustavo, de Goiás, para a sua distribuição. O lançamento nos cinemas está previsto para o primeiro semestre de 2025. 

Carreira

Erico Rassi iniciou sua trajetória no audiovisual durante a faculdade. ‘Sexo Com Objetos Inanimados’, um dos seus primeiros curtas, foi premiado em diversos festivais e lhe abriu portas. ‘Comeback’, roteirizado e dirigido por Rassi, foi lançado em 2017, após um hiato de 40 anos sem a exibição de longas goianos comercialmente. O filme, que está disponível no Prime Video, estreou e foi premiado no Festival do Rio, seguindo para premiação no Festin Lisboa (Melhor Direção e Melhor Filme pela Crítica).

‘Oeste Outra Vez’, segundo longa de Erico, começou a ser escrito em 2015 após receber o prêmio de desenvolvimento do Fundo Setorial do Audiovisual.  O filme teve sua premiére internacional no Cinequest Film Festival (San Jose/Califórnia/EUA). Orientado por um processo criativo pessoal, o diretor embarcou em viagens de imersão e entrevistou alguns personagens da vida real que encontrava pelo caminho.

“Parto de um universo amplo, que vai sendo limitado aos poucos, até que decido o que incorporar no roteiro. Isso ajuda a deixar os personagens mais complexos, pois eu não imponho a eles suas personalidades, e às vezes nem mesmo suas ações”, explica o diretor. 

Ainda se tratando de personagens, Rassi lembra da sua relação com o elenco, no qual Rodger Rogério (Jerominho) é protagonista ao lado de  Ângelo Antônio (Totó). “O Rodger me ajudou a reconfigurar o personagem do Jerominho, que eu havia escrito para Nelson Xavier. Quando Nelson faleceu, demorei a me desapegar. E em nenhum momento o Rodger pareceu sentir o peso desse primeiro protagonismo, acho que até mesmo estabelecendo esse paralelo entre ele e um personagem que tenta desabrochar já no crepúsculo da vida”, retrata. Outros atores que dão vida ao roteiro são Babu Santana, Daniel Porpino, Adanilo, Antônio Pitanga, Tuanny Araújo e Elzio Vieira.

Veja também