O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Polêmico

Edir Macedo pode ter filho fora do casamento; veja

Rafael Venâncio, de 45 anos, entrou na Justiça contra o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e dono da Record TV, Edir Macedo, pedindo uma investigação de paternidade.

Postado em 5 de agosto de 2024 por Otavio Augusto
Foto de Capa 6 1
Edir Macedo se pronunciou. Foto: DIvulgação

Edir Macedo pode ter filho fora do casamento. Rafael Venâncio, de 45 anos, entrou na Justiça contra o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e dono da Record TV, Edir Macedo, pedindo uma investigação de paternidade. Venâncio alega ser filho biológico de Macedo, fruto de um relacionamento extraconjugal entre o bispo e sua mãe, Maura Darc, que trabalhou como empregada na residência da família na década de 1970.

Edir Macedo pode ter filho fora do casamento

A Justiça de Minas Gerais recebeu o processo movido por Venâncio. Segundo ele, sua mãe, Maura Darc, revelou antes de falecer que teve um caso com Macedo quando trabalhava na casa do religioso, na época com 33 anos, casado e pai de duas meninas, Cristiane e Viviane. Venâncio nasceu em Belo Horizonte, no dia 31 de dezembro de 1978. Maura, que tinha 17 anos na época, trabalhava como babá das filhas de Macedo.

Leia também: Nasce Vittorio, sexto neto de Zeca Pagodinho

De acordo com a petição inicial, Maura teria se aproximado de Macedo ao pedir conselhos devido às exigências do trabalho. O relacionamento teria se tornado íntimo, resultando em uma gravidez. Segundo Venâncio, sua mãe contou que Macedo teria oferecido pagar pelo aborto, alegando que a criança era “fruto do demônio” e que Maura “havia sido enviada do inferno para destruir seu ministério”.

A Igreja Universal do Reino de Deus classificou as acusações como “ridículas e absurdas”. Em nota, a assessoria da igreja afirmou que não iria se pronunciar sobre o assunto devido ao teor da acusação. O processo corre em segredo de Justiça.

Edir Macedo pode ter filho fora do casamento
Rafael Venâncio em vídeo do Youtube. Foto: Reprodução/ Youtube

Entenda o caso

Venâncio afirmou que começou a investigar sua origem em 2007, quando tinha 28 anos. Com a ajuda de um usuário da rede social Orkut, encontrou sua mãe biológica em um hospital, mas ela faleceu pouco tempo depois, sem poder confirmar a história diretamente. No entanto, uma vizinha de Maura e familiares maternos corroboraram a narrativa, descrevendo características físicas e outros detalhes que coincidem com as informações de Venâncio.

Venâncio, que é negro, relatou que tem características físicas como nariz e boca que considera típicas de pessoas brancas, o que sempre lhe causou estranheza. Um tio teria contado que seu pai era “branco de olhos verdes, com um defeito na mão e diabético”, descrição que Venâncio acredita coincidir com a de Edir Macedo.

Leia também: Filhas de Silvio Santos abrem o jogo sobre saúde do apresentador; veja

Rafael Venâncio foi criado por um casal adotivo em Belo Horizonte e começou a frequentar a Igreja Universal aos 10 anos. Aos 18 anos, foi ordenado pastor, mas deixou o cargo uma década depois por questionar procedimentos da igreja. Desde então, tentou diversas vezes contatar Edir Macedo, sem sucesso. Em 2011, deixou definitivamente a Universal e, no ano seguinte, passou a fazer denúncias contra a igreja e seu líder.

Atualmente, Venâncio frequenta a Igreja Videira e está noivo, após se separar da ex-mulher. Em um vídeo publicado no YouTube, Venâncio se refere ao dono da Record como “vagabundo”.

Resposta da Universal

A assessoria da igreja se pronunciou: “Essa acusação é tão ridícula quanto a ideia de dar espaço a ela em sua coluna. Justamente pelo tamanho do absurdo, não vamos nos pronunciar sobre o assunto”, limitou-se a dizer.

Veja também