Brasil encerra sua participação nas Olimpíadas com 20 pódios
O Brasil encerrou sua participação nas Olimpíadas neste sábado, um dia antes do término do evento, com um saldo de três ouros, sete pratas e dez bronzes, totalizando 20 pódios
O Brasil encerrou sua participação nas Olimpíadas neste sábado, um dia antes do término do evento, com um saldo de três ouros, sete pratas e dez bronzes, totalizando 20 pódios. Apesar do resultado ser inferior ao de Tóquio, onde o país conquistou 21 medalhas, ainda é o segundo maior número de pódios na história do Brasil em Jogos Olímpicos.
A expectativa inicial era de que o Brasil superasse o recorde de medalhas, com uma projeção de 22 pódios e cinco ouros. No entanto, o recorde de ouros, sete nas duas edições anteriores, já era visto como difícil de ser alcançado. O grande destaque da delegação brasileira foi a performance das mulheres, que, pela primeira vez, conquistaram mais medalhas que os homens: 12 no total.
Antes dos Jogos, já se sabia que o recorde de ouros seria difícil de superar, com a projeção apontando para cinco títulos. Com três ouros conquistados, o resultado final ficou aquém do esperado, sendo inferior aos Jogos de 2021, 2016 e 2004. Durante o ciclo olímpico, também havia expectativas de que novas modalidades poderiam subir ao pódio, como tiro com arco, tênis de mesa, canoagem slalom e ginástica rítmica. No entanto, o Brasil não conseguiu medalhas nessas modalidades, reduzindo o número de esportes medalhados para 11, dois a menos que em Tóquio.