O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Descubra

Quando surgiu o Dia dos Pais?

O Dia dos Pais é uma ocasião especial para reconhecer o papel fundamental que os pais desempenham na vida de seus filhos

Postado em 11 de agosto de 2024 por Eduarda Leão
Como começou o Dia dos Pais?
Mão de criança e mão de adulto um ao lado da outra. | Foto: Canva

Você já parou para se perguntar como surgiu o tão tradicional Dia dos Pais? Bom, a história tem suas raízes nos Estados Unidos, onde a ideia de celebrar essa data surgiu no início do século XX. Em 1909, Sonora Louise Smart Dodd, foi inspirada a homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana. Após a morte de sua esposa, William criou sozinho seus seis filhos, o que despertou em Sonora um profundo respeito e admiração por ele.

4 gatos carinhosos para quem ama dar carinho

A inspiração para Sonora veio durante um sermão dedicado às mães, quando ela percebeu que seu pai merecia um reconhecimento especial por sua dedicação e sacrifício. Movida por esse sentimento, ela apresentou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, com a ajuda de uma organização de jovens cristãos de sua cidade. A ideia era estabelecer um dia para homenagear todos os pais, assim como o Dia das Mães já fazia pelas mães.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, data escolhida por ser o aniversário do pai de Sonora. A celebração rapidamente ganhou popularidade, primeiro no estado de Washington e depois em todo o país. No entanto, foi apenas em 1966 que o Dia dos Pais foi oficialmente reconhecido nos Estados Unidos, quando o presidente Lyndon B. Johnson declarou o terceiro domingo de junho como a data oficial. Mais tarde, em 1972, o presidente Richard Nixon tornou o Dia dos Pais um feriado nacional.

Quer viajar? descubra os destinos perfeitos para cada signo

No Brasil, as primeiras celebrações do Dia dos Pais ocorreram na década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bhering organizou um concurso para homenagear diferentes tipos de pais: o com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. A iniciativa, que contou com o apoio de várias entidades da imprensa, teve grande repercussão e, a partir de então, o Dia dos Pais passou a ser comemorado anualmente no segundo domingo de agosto.

Curiosamente, a tradição de celebrar os pais remonta a tempos ainda mais antigos. Há relatos de que na Babilônia, há mais de quatro mil anos, um jovem chamado Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro “cartão” de Dia dos Pais, desejando sorte, saúde e vida longa ao seu pai. Esse gesto teria dado origem à celebração, que se tornou uma festa nacional.

Dia dos Pais ao redor do mundo

Hoje, o Dia dos Pais é comemorado em diversas partes do mundo, embora as datas variem de acordo com a cultura de cada país. Nos Estados Unidos, Argentina e Peru, a celebração acontece no terceiro domingo de junho, enquanto no Brasil e na África do Sul é realizada no segundo domingo de agosto. Em países como Portugal e Itália, a data é celebrada em 19 de março, coincidindo com o dia de São José, pai de Jesus Cristo, segundo a tradição católica.

Independente da data ou do local, o Dia dos Pais é uma ocasião especial para reconhecer o papel fundamental que os pais desempenham na vida de seus filhos, seja na criação, no cuidado ou no amor incondicional que oferecem. Dessa forma, certamente é um momento para refletir sobre a importância da família e reforçar os laços que nos unem, celebrando a figura paterna em suas mais variadas formas.

Fique por dentro das notícias no Canal do Jornal O Hoje no Whatsapp

Leia também: Wandinha terá mais elementos de terror na 2ª temporada, diz Jenna Ortega

Dos 62 corpos removidos do acidente em Vinhedo, 34 são masculinos