O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 17 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade

Gomide ‘some’ com o vermelho e adota azul e amarelo na campanha

Os pré-candidatos a prefeito do PT espalhados pelo País adotam como estratégia ‘esconder’ o vermelho e a estrela, símbolos históricos da legenda

Ilustração: Takeshi Gondo

Os pré-candidatos a prefeito do PT espalhados pelo País adotam como estratégia ‘esconder’ o vermelho e a estrela, símbolos históricos da legenda. Mesmo não sendo uma novidade, pois em 2016 muitos candidatos petistas adotaram o amarelo e azul para movimentar suas campanhas. A partir desta eleição de 2024, tem sido maior os ditos progressistas passarem ao largo ou dissimular a cor vermelha, principalmente a estrela que sempre predominou entre apoiadores. Esse comportamento, se deve, em parte, à polarização entre o lulopetismo e o bolsonarismo incrustada no inconsciente de massa que associa a estrela como comunista ou com a Rússia stalinista.

Por ser um Estado predominantemente conservador, Goiás não tem tanta polarização entre PT e a direita. Mesmo assim, o candidato a prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, um petista moderado, retirou o vermelho da identidade visual da campanha. Ele adotou o azul e amarelo que, de certa forma, lembram o azul do PL do adversário Márcio Corrêa. Gomide quer passar a imagem que ele não é um radical de esquerda, mas, sim, um progressista. Pode ser que dê resultados. No entanto, o eleitorado de Anápolis é o mais conservador do Estado e as pesquisas constatam esse comportamento. Sondagens recentes mostram que Márcio Corrêa tem acertado no discurso aos conservadores e se aproxima célere nos calcanhares de Gomide.

Mensagem das cores na política

Está provado que as cores influenciam diretamente o cérebro, por isso, designers gráficos recorrem à psicologia das cores para criarem identidades visuais dos partidos e campanhas. As mais usadas são o amarelo e o azul, sendo que o primeiro traz alegria, descontração, otimismo, juventude e criatividade. O azul adotado pelo PL de Jair Bolsonaro simboliza lealdade, compreensão, confiança e tranquilidade. “Essa é a cor estratégica que o nosso candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), adotou como mensagem de confiança, compromisso em defesa dos valores familiares e cristãos dos anapolinos”, diz o presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais.

Senado unido

Sobre a denúncia da Folha de S. Paulo que o ministro do STF, Alexandre Moraes, adotou inquéritos seletivos para punir perfis de direita nas redes sociais, Wilder disse que “os senadores e o Congresso, de um modo geral, estão mobilizados para apurar essa grave denúncia”. Para ele, desta vez, “nem os jornais simpáticos ao lulopetismo passaram pano na denúncia”.

Accorsi de lilás

A candidata à Prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi (PT), vai restringir ao máximo o vermelho e a estrela petista. A identidade visual de sua campanha será o lilás, afinal, Adriana busca ser a mais plural possível em busca de aliados na centro-direita.

Braga com Leandro

O experiente marqueteiro Jorcelino Braga está integrado ao staf do candidato a prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB). Braga é um veterano em várias eleições no município e conhece como poucos o perfil do eleitor aparcecidense.

Educação presente

O governador Ronaldo Caiado disse no início de 2023 que ele e sua secretária de Educação, Fátima Gavioli, iriam trabalhar para conquistar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conseguiram a maior nota, conforme anúncio do Inep nesta quarta-feira (14).

Veja também