O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 19 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Série D

Anápolis se classifica às quartas e está a dois jogos do acesso

O Galo da Comarca conseguiu o empate nos minutos finais e vê o acesso à Série C ficar cada vez mais próximo

Postado em 19 de agosto de 2024 por Davih Lacerda
Anápolis
O meia Ariel Palácios marcou o gol da classificação já nos minutos finais do jogo | Foto: Edivair Custódio/Anápolis F.C.

Neste domingo (18), o Anápolis empatou com o Cianorte-PR em 1 a 1, no Estádio Jonas Duarte. O Galo da Comarca havia vencido a partida de ida no Paraná por 2 a 1, resultando em um placar agregado de 3 a 2, favorável à equipe goiana. Sendo assim, garantindo a classificação para as quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. 

Primeiro tempo

O confronto entre goianos e paranaenses começou equilibrado no Jonas Duarte, com ambas as equipes disputando a bola no meio-campo nos minutos iniciais. O Anápolis foi o primeiro a ameaçar, com Rafael Mineiro chutando aos 13 minutos, mas o goleiro Tiepo fez a defesa. Aos 18 minutos, Léo Campos cobrou um escanteio fechado que quase resultou em gol. Lagoa cruzou e Gonzalo cabeceou, mas a bola passou rente à trave do Cianorte em um bom ataque aos 19 minutos.

O Anápolis continuava a oferecer perigo, como na tentativa de Paulinho aos 23 minutos, e pressionava pelos lados, como no cruzamento perigoso de Breno aos 28 minutos. O Cianorte respondeu aos 33 minutos, com uma cabeçada perigosa de Mikael. Com dificuldade para penetrar na defesa adversária com a bola dominada, ambas as equipes começaram a arriscar chutes de longa distância. Como Matheus Lagoa fez aos 42 minutos, mas sem sucesso na finalização.

Leia também: Aparecidense perde mais uma e está virtualmente rebaixada para a Série D

Segundo tempo

Com apenas três minutos de jogo, o Cianorte pressionou intensamente na área do Anápolis, criando pelo menos duas oportunidades claras e ainda reclamou de um possível pênalti em João Celeri aos dez minutos. O VAR revisou o lance e chamou o árbitro Léo Simão, que confirmou a penalidade a favor do time paranaense. Na cobrança, Celeri bateu com precisão, deslocando o goleiro e fazendo 1 a 0, igualando o placar agregado em 2 a 2.

Aos 42 minutos, o Anápolis conseguiu, sob pressão, marcar o gol tão esperado de empate. Em um cruzamento na área, a defesa do Cianorte falhou, Marcão cabeceou e Ariel completou para o fundo das redes, empatando a partida em 1 a 1. Nos minutos finais, o Cianorte ainda buscou o gol que levaria o jogo aos pênaltis, mas o Anápolis se defendeu bem e garantiu a vaga de forma dramática.

Anápolis
Jogadores do Anápolis comemorando a classificação | Foto: Jorge Luiz/Anápolis F.C.

Agora é decisão

A fase de quartas de final é a mais decisiva do torneio, pois os vencedores dos confrontos desta fase se classificam para as semifinais e garantem o tão sonhado acesso à Série C. O adversário do Galo no confronto decisivo será o Iguatu-CE, com a partida de ida em Anápolis e a volta no interior do Ceará.

Durante o campeonato, o Tricolor da Boa Vista passou por várias trocas no comando técnico, Luiz Carlos Winck pediu demissão para assumir o Brasiliense, e Hemerson Maria foi demitido após perder o jogo de ida da segunda fase. Depois, Ângelo Luiz assumiu o comando da equipe para o restante da Série D.

Além disso, o Anápolis conta com a sua força jogando no Estádio Jonas Duarte para conseguir o acesso. Nesta temporada, a equipe ainda não perdeu no JD e ao todo já foram 14 jogos, com 10 vitórias e quatro empates. Somando com jogos do ano passado, a invencibilidade já dura há 16 jogos. A última derrota aconteceu em junho de 2023, para o Ceilândia-DF por 1 a 0, em jogo da primeira fase da Série D daquela temporada.

Siga o canal do O Hoje no WhatsApp

Veja também