O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Alerta Laranja

Goiás tem alerta para onda de calor

Climatologistas alertam para queda da umidade do ar devido ao aumento das temperaturas

Postado em 19 de agosto de 2024 por Tathyane Melo
Climatologistas alertam para queda da umidade do ar devido ao aumento das temperaturas | Foto: iStock

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta de onda de calor que deve impactar o estado a partir de segunda-feira (19). As previsões indicam que as temperaturas podem atingir até 40°C em algumas regiões, especialmente no oeste e sudoeste de Goiás, enquanto a umidade relativa do ar deve variar entre 14% e 60%.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou o evento com um alerta laranja. O alerta destaca o risco à saúde pública devido às temperaturas que permanecerão acima da média por três a cinco dias.

Essa onda de calor é proveniente dos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E, tende a se intensificar ao longo da semana. Com o aumento das temperaturas, é esperado que a umidade do ar caia drasticamente em todo o estado. Isso acontece especialmente durante as tardes, quando a combinação de calor extremo e baixa umidade torna o ambiente ainda mais perigoso. Em Goiânia, por exemplo, as temperaturas previstas para a semana variam entre 16°C e 37°C.

A situação é particularmente preocupante porque o alerta laranja, emitido pelo Inmet, é um dos níveis mais altos de alerta para ondas de calor. Essa classificação é aplicada quando as temperaturas ficam 5°C acima da média por um período prolongado.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h. Tal horário é responsável por raios UV mais intensos e perigosos. Além disso, é aconselhável o uso de umidificadores ou de toalhas molhadas para manter os ambientes internos úmidos, e a prática de tomar banhos com água morna, evitando mudanças bruscas de temperatura.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também