‘Segunda vida’ para a sua casaÂ
Porcelanas, madeiras e até pulseiras de borracha podem ser unidos novamente com colas adesivas presentes no dia a dia
Um material, objeto ou acessório pode ter valor sentimental imenso, ainda mais quando se trata de lembrança familiar ou de um presente recebido por alguém especial. Porém, no dia a dia surgem imprevistos como um vaso cair e trincar, gerando a dúvida se vale a pena consertar ou não o item.
Dependendo do ocorrido, a reparação pode ser feita em casa com colas instantâneas sem parecer que o objeto foi consertado. Saiba como aproveitar o maior descanso em casa neste começo de ano para dar nova vida a objetos.
Objeto de porcelana quebrado
A cerâmica é um material de alta porosidade. Isso significa que sua superfÃcie apresenta muitas micro aberturas. E devido a esses espaços minúsculos o material se torna muito absorvente, o ideal é utilizar cola instantânea em forma de gel, que preenche os espaços e faz a colagem dos materiais com mais facilidade. Antes da aplicação, é fundamental promover a limpeza das superfÃcies a serem coladas, afinal a higienização retira toda a sujidade presente nesses micro poros, liberando caminho para que a cola instantânea fixe com máxima eficiência.
Após aplicação, a cola fica transparente em apenas alguns minutos, formando colagens duradouras e invisÃveis.Â
Como aplicar
Aplique cuidadosamente uma pequena quantidade dessa cola em uma das superfÃcies. Junte as partes e pressione por no mÃnimo 30 segundos até que as peças estejam fixas. Deixe secar por pelo menos 1 ou 2 horas.
Pequenos objetos de madeira
Para pequenos reparos envolvendo madeira, como, por exemplo, um pedaço de madeira que se soltou, a cola instantânea faz a união das superfÃcies quando as duas partes separadas conseguem o encaixe perfeito sem folgas. Geralmente, as lascas apresentam superfÃcies irregulares. Para espalhar uniformemente a cola pela superfÃcie, o ideal é utilizar Super Bonder que vem com pincel.
As colas instantâneas têm composição mais fina e são recomendadas para fixações sem grandes lacunas na junção das madeiras, sendo ideais para pequenas aplicações em madeiras, como cantos e reparos.
Como aplicar
Aplique cuidadosamente uma pequena quantidade da cola instantânea em uma das superfÃcies. Junte as partes e mantenha pressionado por no mÃnimo 30 segundos, até que o local esteja fixo. Deixe secar por no mÃnimo 1hr antes de acabamentos leves. Para acabamentos pesados aguardar cura total de 24h.
Pulseira de relógio de borracha de madeira
Existem colas instantâneas formuladas com micropartÃculas de borracha, Super Bonder FlexÃvel Control, justamente para assegurar colagens mais resistentes em superfÃcies flexÃveis e de alta porosidade, como é o caso de uma pulseira de borracha. Para esse tipo de reparo, em que as partes são bem finas, o uso de uma cola em gel contribui para uma aplicação mais precisa e melhor acabamento.
Como aplicar
Verifique se as superfÃcies a serem aderidas estão limpas e secas. Aplique cuidadosamente uma pequena quantidade da cola instantânea em uma das superfÃcies. Junte as partes e pressione por no mÃnimo 30 segundos, até que as peças estejam fixas. Deixe secar por pelo menos 1 ou 2 horas antes de realizar qualquer acabamento na peça ou utilizar o relógio. A resistência total da colagem será obtida em 24 horas.
Por que preservar, conservar e restaurar?
Além de preservar o meio ambiente, os móveis restaurados são carregados de histórias, lembranças e são muito importantes para a história.
Não há como negar que determinados objetos fazem parte de nossa vida e de nossa história. E é justamente por isso que, quando uma peça com grande valor sentimental é danificada, ficamos tristes e aflitos.
Trazer criatividade e possibilidades para reaproveitar os espaços da casa, reaproveitar os objetos existentes na casa, é uma maneira criativa de embelezar o seu ambiente com inteligência e proporcionando um ótimo resultado final.