O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
URGENTE

Investigação levanta suspeita de caixa 2 de Bolsonaro no Planalto

As investigações correm no Supremo Tribunal Federal (STF), sob comando do ministro Alexandre de Moraes

Postado em 20 de janeiro de 2023 por Carlos Monteiro
Investigação levanta suspeita de caixa 2 de Bolsonaro no Planalto
As investigações correm no Supremo Tribunal Federal (STF)

Investigações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF), sob comando do ministro Alexandre de Moraes, levantam suspeitas para a existência de uma espécie de caixa 2 dentro do Palácio do Planalto, com dinheiro vivo. A informação é do portal Metrópoles. Outra descoberta das investigações conectam o antigo gabinete do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diretamente à mobilização de atos antidemocráticos.

Segundo o jornal, parte deste dinheiro desviado seria proveniente de saques feitos a partir de cartões corporativos da Presidência e de quartéis das Forças Armadas.

Entre as descobertas dos policiais que investigam as irregularidades estão pagamentos, com dinheiro de um “caixa informal” gerenciado pelo tenente-coronel do Exército Mauro Cesar Barbosa Cid, o “coronel Cid”, de faturas de um cartão de credito emitido em nome de uma amiga próxima da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Esse cartão era utilizado para custear despesas de Michelle.

Coronel Cid era ajudante de ordens de Bolsonaro durante o seu governo e compartilhava da intimidade do então presidente. Cid atendia ligações e respondia mensagens em nome do ex-presidente e também cuidava de tarefas do dia a dia da família presidencial. Entre elas estava pagar contas, um dos pontos sensíveis da investigação.

Veja também