O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Imunização

Goiás recebe 250 mil doses da vacina Pfizer baby e pediátrica

Entre as crianças de 5 a 11 anos, 63.11% já receberam uma dose da vacina

Postado em 1 de fevereiro de 2023 por Everton Antunes
Goiás recebe 250 mil doses da vacina Pfizer baby e pediátrica
Entre as crianças de 5 a 11 anos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebe nesta quarta-feira (1) 150 mil doses de vacina Pfizer Baby e 100 mil doses de Pfizer Pediátrica. Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.910.925.0 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. 

Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 5.339.757.0 pessoas, e 2.790.850.0 pessoas já receberam a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 63.11% já receberam uma dose da vacina. Esses dados são preliminares e coletados junto ao Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde.

Desde as primeiras confirmações de doença pela Covid-19, a SES-GO divulga boletins diários com atualizações sobre os casos confirmados e óbitos. Os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação. Os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e Sivep Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.

Os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação.

Casos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 1.875.419 casos de doenças pelo coronavírus 2019 (Covid-19) no território goiano. No Estado, há 902.795 casos suspeitos em investigação e 376.546 casos já foram descartados.

Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu ontem (31) o pedido de registro definitivo da vacina contra a covid-19 Comirnaty bivalente, fabricada pela Pfizer.

O uso do imunizante foi autorizado pela agência de forma emergencial em novembro do ano passado, como dose de reforço para a população acima de 12 anos de idade. A Pfizer chegou a solicitar a ampliação dessa autorização para crianças de 5 a 11 anos e o pedido, segundo a Anvisa, segue em análise.

De acordo com a agência, a vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e também contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, considerada “variante de preocupação no momento”.

“A análise de pedidos de registro de vacinas segue regulamentação própria e busca verificar se a relação benefício/risco do produto é satisfatória no contexto epidemiológico atual. Para isso, devem ser apresentados estudos clínicos e outros dados a fim de comprovar a qualidade, a segurança e a eficácia do produto”, informou.

Veja também