Passa de 16 mil o número de mortos em terremoto na Turquia e Síria
Nos dois países foram registrados também mais de 58 mil feridos, muitos com fraturas e outras lesões graves.
Autoridades e representantes do setor de saúde informaram, nesta quinta-feira (9/2), que o número de mortos em consequência dos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria atingiu 16.035. Desse total, 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria.
O forte tremor de terra de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu o Sudeste da Turquia e o Norte da vizinha Síria, nesta última segunda-feira (6). Foi seguido de pelo menos mais de 70 réplicas, umas delas de magnitude 7,5.
Com efeito, foram derrubados milhares de edifícios, incluindo hospitais, escolas e prédios de apartamentos. Nos dois países foram registrados também mais de 58 mil feridos, muitos com fraturas e outras lesões graves.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que se não chegar ajuda à Turquia com rapidez, a tragédia será ainda maior.
“Agora é uma corrida contra o tempo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra. “A cada minuto, a cada hora que passa, as chances de encontrar sobreviventes diminuem.”
Leia também: Animais pressentem terremotos? Veja o que estudos apontam